SEMINÁRIO | CONSTRUIR AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL

La práctica artística en la Epistemología del Sur. Redefiniendo la experiencia junto a colectivos sociales en situación de opresión en Sevilla - España (2007/2019)

Manuel Muñoz Bellerin (CES)

12 de maio de 2022, 15h00

Sala 1, CES | Alta

Comentador: Boaventura de Sousa Santos (CES)

Apresentação

A prática artística é uma forma de compreender, interpretar e expressar os diferentes mundos que habitamos. Da perspectiva das Epistemologias do Sul, trata-se da produção de conhecimento que surge das lutas pela dignidade. A experiência de um processo sócio-artístico gerado por pessoas sem abrigo na cidade de Sevilha serve como exemplo para questionar o alcance da arte como uma estratégia de resistência contrahegemónicas.

Nota biográfica

Manuel Muñoz Bellerin | PhD em Ciências Sociais na linha de investigação: Cultura, Desenvolvimento e Intervención Social. Actualmente, Professor Associado na Universidade Pablo de Olavide desde o ano académico 2007/2008. Director e professor no Curso de Especialidade Universitária "Teatro Social e Intervenção Sócio-educativa" nas 5 edições que este curso tem estado em vigor. Professor convidado nas Universidades de Granada, Nacional de Costa Rica, Universidade Estadual Paulista- Unesp e Universidade Tiradentes-UNIT no Brasil, Pontificia Universidad Católica de Perú, Universidad de Cuenca (Ecuador), etc.,facilitando seminários e workshops relacionados com a prática do teatro nas ciências sociais. Publicação em diferentes revistas científicas de artigos sobre trabalho social, pesquisa social, teatro social, etc., dando palestras paralelas em espaços académicos e sociais. Desde 1995, em processo de trabalho e investigação aplicada com diferentes colectivos com o compromisso de articular estratégias de participação activa através da arte, especificamente com teatro, performance e criação colectiva teatral. De uma forma singular, durante 12 anos com teatro como forma de expressão em busca da emancipação participante com grupos num contexto de exclusão social. No campo do trabalho social, participaçao em diferentes projectos sociais com vários grupos, especialmente no campo dos serviços sociais e com grupos em contextos de exclusão (sem-abrigo e comunidade cigana).

Atividade no âmbito do ciclo de seminários "Construir as Epistemologias do Sul".