Conversa | UNPOP

Do Oregon à Suíça: resolver a crise da democracia oferecendo mais democracia?

Nenad Stojanović (Universidade de Genebra)

21 de abril de 2022, 19h00-20h30

Salão Brazil (Coimbra)

Comentário: Giovanni Allegretti (CES) | Moderação: Sara Araújo (FEUC/CES)

Apresentação

Muitos estudiosos e formadores de opinião afirmam que a democracia está em crise porque cada vez mais cidadãos apoiam líderes populistas (como Trump) e referendos ambíguos (como Brexit). Assim, propõem reduzir os canais de envolvimento dos cidadãos na política. Pelo contrário, argumentaremos que tais problemas podem ser abordados através da capacitação dos cidadãos. Inspirados pelo Oregon, numa série de municípios e cantões suíços, deixamos um painel de cidadãos seleccionados aleatoriamente debater um tema de um próximo referendo e depois comunicar os resultados aos seus concidadãos, para que estes possam tomar uma decisão mais informada. É apenas uma entre muitas possibilidades de enfrentar o desafio do populismo, oferecendo mais, e não menos, canais democráticos aos cidadãos comuns.

Comentário de Giovanni Allegretti, investigador sénior do centro de estudos sociais da Universidade de Coimbra e membro da equipe de investigação do projeto UNPOP. Apresenta e modera Sara Araújo, professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e membro da equipe de investigação do projeto UNPOP.

No intuito de convidar todas as pessoas interessadas a conversar sobre os temas populismo e emoções, a equipe de investigação do projeto UNPOP - Desmontar o Populismo: Comparando a formação de narrativas da emoção e os seus efeitos no comportamento político, coordenado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, organiza uma serie de conversas abertas. Coordenado por Cristiano Gianolla e Lisete Mónico e acolhido institucionalmente pelo Centro de Estudos Sociais e pelo CINEICC - Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - da Universidade de Coimbra, o projeto UNPOP conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (PTDC/CPO-CPO/3850/2020).

Nota biográfica

Nenad Stojanović é professor SNSF de Ciência Política na Universidade de Genebra. O seu principal tema de pesquisa é a democracia, com foco nas instituições políticas para sociedades multiculturais. Nos últimos anos, ele organizou vários “mini-públicos deliberativos” (ou seja, assembleias de cidadãos selecionadas por sorteio) em vários cantões e cidades suíças e colaborou num projetos semelhantes na Bósnia e Herzegovina. É autor de Dialogue sur les quotas: Penser la représentation dans une démocratie multiculturelle (Presses de Sciences Po 2013; Il Mulino 2014) e Multilingual Democracy: Switzerland and Beyond (ECPR Press 2021).

Apoio:

Salão Brazil

Ciclo de Eventos UNPOP

O populismo e as emoções