Sessão especial de cinema e debates

Cinegeografia Socialista: África - Europa de Leste

1 a 3 de outubro de 2019, 19h00

Casa das Artes (Porto)

Enquadramento

O projeto BLEND-Desejo, Miscigenação e Violência: o presente e o passado da Guerra Colonial Portuguesa, a decorrer no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em parceria com o Festival Internacional de Cinema BEAST, promove a sessão especial de cinema e debates «Cinegeografia Socialista: África - Europa de Leste», na Casa das Artes do Porto, entre 1 e 3 de outubro.

Esta programação procura ocupar um espaço, apesar de emergente, ainda pouco explorado na historiografia e no debate público sobre a história das relações entre os vários países do Leste Europeu e os países do continente africano, que adotaram modelos socialistas durante as guerras para a libertação nacional, como também no período pós-independência.  A panóplia de filmes selecionados e acompanhados de comentários informados, como também a masterclass sobre o tema em apreço, realizada pela Bojana Videkanic (Universidade de Waterloo, Canadá), pretende mostrar e problematizar a diversidade destas relações passadas no eixo Sul-Leste e os seus legados nos espaços pós-coloniais e pós-socialistas atuais. 

Os filmes escolhidos apontam para o leque das relações estabelecidas ao nível das microhistórias que foram forjadas pela macrohistória das relações estabelecidas pelos movimentos africanos de libertação com vários países da Europa de Leste, começando com os anos 1960. 

Assim, a 1 de outubro, pelas 19h00, irão ser debatidas as ligações que existiram entre Moçambique-antiga Jugoslávia, através da solidariedade traduzida na coprodução da primeira longa moçambicana, “O tempo dos Leopardos” (1985).

O segundo dia, 2 de outubro, a partir das 19h00, é dedicado dois dos filmes do aclamado realizador Abderrahmane Sissako. Estes partem da história de vida do realizador mauritano que, na sua juventude, estudou na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Se “Octobre” (1982), fala sobre a história de amor entre um estudante africano na URSS e uma jovem russa, “Rostov-Luanda” (1997) explica a independência angolana de 1975 como um momento de busca, de transformação de um passado sempre presente.

No último dia desta programação, 3 de outubro, às 19h00, assistiremos à projeção de cinejornais que apresentam imagens de arquivo das visitas oficiais de “Tito em África” (1970) e da presença soviética no continente africano – “Our Africa” (2018).

Todas as sessões serão seguidas de conversas com o público guiadas por Maria Paula Meneses, Isabel Noronha, Camilo de Sousa, Rui Lopes e Bojana Videkanic

Responsável pela programação: Iolanda Vasile (Centro de Estudos Sociais, UC)

Ainda no dia 3 de outubro, a partir das 16h00, no espaço OKNA (R. da Igreja de Cedofeita, 27) a historiadora de arte e artista Bojana Videkanic é responsável pela referida masterclass «Modernismos Não Alinhados/Nonaligned Modernisms» (em inglês, sem tradução simultânea; entrada livre) em que, tendo como ponto de partida a sua investigação sobre modernismo não alinhado, vai debater as razões pelas quais a cultura visual do Movimento dos Países Não Alinhados, nas manifestações artísticas visuais, celebrou, promoveu e construiu um novo sentiment visual que correspondeu às políticas de libertação, solidariedade e soberania das nações póscoloniais no século XX.

Bojana Videkanic é historiadora da arte e artista nascida na Bósnia e Herzegovina, antiga-Jugoslávia. Depois de se tornar apátrida, em 1995 foi para o Canadá como refugiada, patrocinada pelo governo. Atualmente, Videkanic é professora assistente de arte contemporânea e cultura visual no Departamento de Belas Artes da Universidade de Waterloo (Ontário). A sua investigação concentra-se na arte socialista do século XX na Jugoslávia e nas contribuições desta para a ascensão dos modernismos globais, através da participação da Jugoslávia no movimento não-alinhado e em várias práticas culturais descoloniais.