Números
Oficina nº 430
Perspectivas educacionais em tecnologias sociais:
autoria, inclusão e cidadania sociotécnica
Autores
Irlan von Linsingen e Raquel Folmer Corrêa
Data da Publicação
Novembro de 2015
Resumo
Neste artigo, investigamos possibilidades de promover autoria segundo uma visão crítica e educacional sobre tecnologia social. Para isso, utilizamos os estudos sociais da ciência e tecnologia (ECTS) em perspectiva educacional latino-americana. Inicialmente, apresentamos a ideia sobre tecnologia que guia nosso trabalho, problematizamos percepções dominantes de determinismo (social e tecnológico), neutralidade e essencialidade da ciência e de autonomia da tecnologia. Abordamos significados e origens de tecnologias sociais e discutimos possibilidades e limites de mobilização para a autoria em ambientes educacionais. Nossa reflexão crítica final propõe a incorporação de Estudos CTS em perspectiva educacional aos debates sobre tecnologia social.
Palavras-Chave
tecnologias sociais, autoria, educação CTS, estudos CTS, cidadania sociotécnica