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Oficina nº 429

Oficina nº 429

(Pre)textos para pensar a cooperação educacional em Timor-Leste:
Algumas referências ao internacionalismo solidário

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Autores
Suzani Cassiani, Irlan von Linsingen e Patrícia Barbosa Pereira
Data da Publicação
Outubro de 2015
Resumo
Apresentamos reflexões sobre a atuação de cooperantes brasileiros na formação de professores de Timor-Leste. O Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste se iniciou 2005, financiado pela CAPES. Em 2009, a Universidade Federal de Santa Catarina passou a coordenar o programa. A pesquisa envolve o estudo de documentos e análises de discurso de brasileiros que atuaram em Timor-Leste, explicitando alguns limites, possibilidades e avanços, incluindo-se os desafios para desenhar algumas referências mais adequadas. As problematizações envolvendo a colonialidade do saber/poder, as atuações assistencialistas, a consolidação da paz, entre outras, animam reflexões que podem ser bem vindas em futuras cooperações.
Palavras-Chave
cooperação internacional, formação de professores, Timor-Leste