Apresentação

A Coleção CES/Almedina é o instrumento mais visível da produção científica atualmente desenvolvida no Centro de Estudos Sociais (CES).

Procura espelhar a atualidade e a interdisciplinaridade dos debates nas Ciências Sociais e Humanas que marca a investigação aqui realizada.

Disseminar o trabalho de investigação e contribuir para a reflexão científica em curso constituem-se como os seus dois objetivos principais – sempre a partir de perspetivas históricas, culturais, políticas e sociológicas diversas, que não temam abraçar os novos desafios epistemológicos em emergência, sendo exemplo os diálogos com o Sul e desde o Sul.

A parceria que está na origem da Coleção procura potenciar as vantagens que resultam do encontro entre a produção científica realizada no CES – enquanto unidade de investigação de excelência reconhecida internacionalmente – e o prestígio das Edições Almedina.

Iniciada em 2009, a Coleção CES/Almedina teve inicialmente 10 séries, representando linhas temáticas e de investigação (Cidades e Arquitectura; Conhecimento e Instituições; Cosmopolis; Democracia e Participação; Direito e Sociedade; Identidades e Interculturalidades; Literatura e Arte; Políticas Sociais; Risco e Regulação; Trabalho e Sociedade). Com a reformulação da Coleção, em 2019, passou a existir uma única coleção, no âmbito da qual as obras propostas passam por um processo de arbitragem científica, sendo sujeitas a uma avaliação cega por pares (double-blind peer review).