As abordagens à paz e a (re)produção da violência em Moçambique
Oficina | Replay
Abordagens à paz: uma aproximação a partir das metodologias baseadas nas artes
Conrado da Silva de Checchi
Miguel Barreto Henriques
Sebastián Emiliano Zúñiga Gougain
29 de novembro de 2023, 15h45 - 17h45
Faculdade de Economia da UC
Notas biográficas
Conrado da Silva de Checchi | Doutorando em Educação pela linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos, do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar/São Carlos-SP, com investigação de título: Modelando a vida, sentipensando a terra: processos educativos na produção e criação cerâmica do Alto Vale do Ribeira, com financiamento de bolsa CAPES de doutoramento. Possui mestrado pela mesma universidade, e graduação em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas, UNESP/Bauru (2009). Atuou na área da educação com projetos artísticos e de arte-educação para instituições privadas e públicas, de modo independente ou junto com coletivos de produção cultural. Atualmente realiza o estágio de doutoramento internacional no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Tem experiencia na área de ensino de Arte e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas sociais e processos educativos nas artes, processos de criação popular, arte educação, coletivos artísticos, associativismo e criação artística.
Sebastián Zúñiga Gougain é sociólogo, músico, musicólogo e doutor em Pós-colonialismos e Cidadania Global (CES e FEUC). Atualmente desenvolve investigação na equipa CES do projeto H2020 UNCHARTED: Understanding, Capturing and Fostering the Societal Value of Culture (2020-2024). Durante o seu doutoramento estudou práticas urbanas de música e dança indígenas (Santiago do Chile) enquanto fenómeno social que contribui para revalorizar diferentes formas de expressão estética, identidade cultural e organização política. Tem experiência no ensino superior como diretor musical, investigador e professor de História da Música e Metodologia Artística (Universidade de Santiago, Universidade do Chile, Universidade Bolivariana e Instituto Profissional Escola Moderna de Música e Dança).
Miguel Barrero Henriques | Doutor em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra, em Portugal, onde apresentou a tese “Laboratórios de Paz em territórios de violência(s): abrindo caminhos para uma paz positiva na Colômbia?” Foi, durante vários anos, diretor do Observatório de Construção da Paz da Universidade Jorge Tadeo Lozano. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência Política da Pontifícia Universidade Javeriana.