TsuRIMA
Gestão do risco de tsunamis para o ordenamento do território e a protecção civil

Período
1 de fevereiro de 2012 a 31 de julho de 2015
Duração
42 meses
Resumo

No dia 1 de Novembro de 1755 o litoral de Portugal foi inundado por um tsunami com consequências catastróficas. Apesar da importância deste evento, subsistem ainda muitas dúvidas sobre a fonte sísmica e as características de propagação e de inundação do tsunami. Este facto é ainda mais surpreendente sabendo que, actualmente, a repetição de um evento com severidade semelhante teria consequências muito piores.

Desta forma, o principal objectivo deste projecto é desenvolver uma metodologia de avaliação e gestão do risco de tsunami aplicável à escala municipal, em articulação com as políticas de ordenamento do território e do planeamento e gestão de emergência. Apesar das dúvidas que existem sobre a fonte sísmica geradora do  tsunami, é possível, com base nas características daquele evento histórico, elaborar um modelo robusto de  propagação de tsunami que identifique realisticamente a área inundada, cujo conhecimento é fundamental para estabelecer medidas eficazes para a mitigação deste tipo de risco. Com base na variedade de características físicas da faixa litoral de Portugal, na distribuição espacial da população e na implantação de diferentes tipos  de actividades económicas, bem como na existência de relatos históricos identificando diferentes alturas das ondas do tsunami de 1755, foram seleccionadas quatro áreas nas costas Sul e Oeste (Vila do Bispo, Albufeira, Setúbal e Figueira da Foz) consideradas como sendo representativas da diversidade física e humana da zona  costeira, fundamental para a elaboração de um guia metodológico de âmbito nacional.

O Projecto está organizado em 4 Blocos de Trabalho (WP) e 11 Tarefas (T). O WP1 é dedicado à simulação numérica do tsunami, onde se exploram todos os seus parâmetros físicos, desde a sua geração em oceano profundo, até ao limite máximo de inundação nas zonas costeiras. Este WP inclui (i) análise dos relatos  históricos, (ii) recolha de dados e mapas, (iii) validação do modelo da fonte do tsunami, e (iv) produção de mapas de perigosidade de tsunami através do cálculo das áreas inundadas.

O WP2 é dedicado à avaliação dos elementos expostos à inundação por tsunami. Esta WP está organizada em cinco níveis que compreendem: (i) a avaliação da população exposta (residente e flutuante) e dos fluxos e  movimentos pendulares, (ii) o levantamento e caracterização do edificado, das infraestruturas, dos  equipamentos instalados e dos valores patrimoniais, (iii) identificação e caracterização dos serviços e funções vitais para a sociedade, assim como dos elementos críticos associados à protecção civil e à gestão da emergência, (iv) identificação e quantificação dos sectores económicos instalados, bem como dos serviços fundamentais e com relevância social, e (v) construção de índices de vulnerabilidade social para o cenário de tsunami, com expressão cartográfica.

O WP3 envolve a avaliação do impacto de tsunamis e dos riscos decorrentes. A modelação hidrodinâmica da inundação do tsunami é combinada com a expressão cartográfica dos diferentes elementos tipológicos  expostos, assim como com os vários níveis compósitos de vulnerabilidade social. A expressão territorial do  impacto associado ao cenário de tsunami é analisada de acordo com os instrumentos de gestão territorial  disponíveis, nomeadamente os relacionados com o ordenamento do território, com a protecção da orla  costeira, do património natural e do domínio marítimo, com a protecção civil e a gestão de segurança marítima,  e com a segurança e gestão das actividades industriais e comerciais.

Os resultados deste projecto serão compilados no WP4, permitindo a elaboração de um manual de gestão do risco de tsunamis que integre e optimize medidas de prevenção e redução do risco, com enfoque no  ordenamento do território e na protecção civil, e que incluirá propostas de medidas de sensibilização, bem  como referenciais para o alerta de tsunami, e procedimentos a adoptar em situações de emergência. Este manual será fornecido às autoridades competentes, sendo a transferência de conhecimentos disseminada através de seminários e workshops. Paralelamente, os resultados obtidos serão divulgados em revistas  científicas de referência e em congressos nacionais e internacionais.

Assim, trata-se de um projecto inovador e oportuno: aliando a simulação numérica de um fenómeno físico extremo com a vulnerabilidade social e económica, concentra-se numa problemática de grande importância  para o planeamento. Sendo a modelação a única possibilidade de avaliar correctamente o risco de tsunami, ela permite igualmente considerar diferentes cenários. A cartografia resultante relativa às áreas de estudo  constituirá, não somente um contributo importante para o Ordenamento do Território ao nível local e regional,   mas também um instrumento fundamental na minimização do risco (ao nível económico, das infraestruturas e da população) e na melhoria do nível de preparação da sociedade e das estruturas de protecção civil para  situações de emergência.

Resultados

Publicação de livros e artigos científicos; organização de Conferência Internacional

Parceiros

O Instituto de Gestão e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa é Instituição Proponente do Projecto