Prémio Nuno Teotónio Pereira

Bruno Gil distinguido com Prémio Nuno Teotónio Pereira

Outubro de 2019

Bruno Gil, docente do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), foi distinguido com o Prémio Nuno Teotónio Pereira, na vertente de Trabalhos de Produção Científica, Habitação e Modelos de Habitar. Este galardão visou distinguir a sua tese de doutoramento «Culturas de Investigação em Arquitetura: Linhas de pensamento nos centros de investigação, 1945-1974», desenvolvida sob orientação de Mário Krüger e apresentada na Universidade de Coimbra.

A vertente Trabalhos de Produção Científica deste Prémio atribuído pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), pretende «incentivar estudantes universitários e investigadores para as temáticas da habitação e da reabilitação urbana na pesquisa de novas abordagens e apresentação de soluções suscetíveis de contribuir para o desenvolvimento do setor, bem como divulgar estudos e trabalhos que, pelas suas características, possam servir de referência para outros estudos, para orientar práticas ou apoiar políticas setoriais».

No CES, Bruno Gil cocoordena o projecto (EU)ROPA - Ascensão da Arquitetura Portuguesa: Fundamentos, Plataforma, Progressão. Com uma abordagem cultural ao ensino e à investigação em arquitetura, ao visar simultaneamente as especificidades dos seus lugares e as redes de transferência de conhecimento, escreveu artigos para publicações como arq: Architectural Research Quarterly, Docomomo Journal, Writingplace Journal, e Joelho, e em 2017 concluiu a sua tese de doutoramento, agora distinguida.