Prémio Fernão Mendes Pinto

Fátima da Cruz Rodrigues, antiga doutoranda do CES, vence edição de 2014

Março de 2016

O Conselho de Administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) atribuiu o Prémio Fernão Mendes Pinto de 2014 a Fátima da Cruz Rodrigues, antiga doutoranda do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, pela dissertação de doutoramento «Antigos combatentes africanos das Forças Armadas Portuguesas: a guerra colonial como território de (re)conciliação», orientada por José Manuel Mendes e realizada no âmbito do programa de doutoramento ‘Pós-Colonialismos e Cidadania Global’, do CES e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Sobre o trabalho, Fátima da Cruz Rodrigues refere que "nas guerras travadas em Angola, em Moçambique e na Guiné entre 1961 e 1975, o poder colonial português recorreu a soldados de origem africana que incorporaram nas suas Forças Armadas. No final da guerra estes soldados representavam aproximadamente metade do total das tropas operacionais nos territórios em guerra. Esta pesquisa pretendeu interpretar os percursos de vida desses ex-combatentes, de origem africana, que vieram residir para Portugal. Com a interpretação de memórias e de documentos centrados na vida quotidiana destes militares nos diversos cenários de guerra, com a análise dos seus percursos de vida em Portugal e com a caracterização das posições do Estado português e das Forças Armadas Portuguesas face aos mesmos".

O Prémio Fernão Mendes Pinto, organizado pela AULP em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), destina-se a galardoar anualmente uma tese de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, defendida durante o ano civil anterior a que se reporta o galardão.

O valor do prémio a atribuir ao autor premiado é de oito mil euros, numa parceria conjunta entre a AULP e a CPLP. A publicação do trabalho é da responsabilidade do Instituto Camões.