Prémio de História Contemporânea Dr. Victor de Sá

Miguel Cardina vence Prémio de História Contemporânea Dr. Victor de Sá | 2011

Novembro de 2011

Miguel Cardina
, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Laboratório Associado, venceu a 20ªedição do Prémio de História Contemporânea Dr. Victor de Sá com a obra "Margem de Certa Maneira. O Maoísmo em Portugal: 1964-1974". O anúncio foi feito pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho.

"Margem de Certa Maneira” decorre da sua tese de Doutoramento em que desenvolveu um estudo inédito sobre a extrema-esquerda portuguesa de inspiração maoísta, nos anos que antecederam a revolução de 1974, relatando a história desta margem política e preenchendo, assim, uma importante lacuna no conhecimento da oposição à ditadura do Estado Novo.

Em concurso estiveram 19 obras, numa das edições mais participadas de sempre deste prémio, o que demonstra quer o prestígio alcançado quer a vitalidade da historiografia portuguesa contemporânea. Todos os premiados desta edição apresentaram a concurso teses de doutoramento. O júri do Prémio de História Contemporânea Dr. Victor de Sá foi presidido por Viriato Capela, professor catedrático de História da Universidade do Minho, tendo como vogais António Pires Ventura, da Universidade de Lisboa, e João Paulo Avelãs Nunes, da Universidade de Coimbra. O galardão atribuído periodicamente pelo Conselho Cultural da U. do Minho, de acordo com um regulamento próprio, teve origem na doação dos direitos de autor e de uma avultada verba em dinheiro por Victor de Sá.

A sessão pública da atribuição do prémio e a apresentação do trabalho vencedor decorre a 14 de Dezembro, integrada num colóquio comemorativo dos 20 anos da instituição deste prémio.