POLICREDOS - Religiões e Sociedade
Colóquio Internacional
IV Colóquio de Teologias Feministas
14 e 15 de novembro de 2014
CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, Lj. 117/118
“Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja que está em ruínas”
A Reforma da Igreja Católica
Depois de quase 30 anos de desinvestimento explícito na renovação da teologia e de repressão de teologias progressistas, nomeadamente, das teologias feministas, parece abrir-se agora uma nova fase de descompressão e de abertura de portas a diálogos (por vezes, difíceis), na igreja católica. Uma mulher – Anne-Marie Pelletier – ganha, pela primeira vez, o prémio de teologia “Joseph Ratzinger”. O Osservatore Romano passa a ter uma página dedicada às mulheres. O Papa Francisco diz que é preciso que as mulheres estejam presentes em lugares de decisão na Igreja.
Contudo, o diálogo entre as religiosas americanas e o Vaticano continua bloqueado. O Papa faz referência ao “génio feminino” e à necessidade de aprofundar a teologia “feminina”, parecendo desconhecer o património já acumulado das diversas teologias feministas. Uns consideram que estamos em tempos semelhantes aos anteriores – um discurso para escamotear as diferenças. Outros consideram que tudo se tornou possível de repente. Outros ainda apelam ao reconhecimento deste tempo como um tempo de paciência vigilante…
Neste contexto de esperança, vigilância e perplexidade e no âmbito de uma prática que já se vai solidificando, a Associação Portuguesa de Teologias Feministas em colaboração com o POLICREDOS (Centro de Estudos Sociais) vai realizar o IV Colóquio de Teologias Feministas, este ano no horizonte da interpelação que S. Francisco ouviu de Deus, antes de se lançar no seu movimento de renovação: “Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja, que está em ruínas”.
Move-nos o desejo de debater algumas temáticas ligadas à reforma da Igreja, nomeadamente, algumas interrogações, como, por exemplo, Que lugar têm as mulheres nesta reconstrução? Serão “o ângulo morto da reforma de Francisco”? Terão todas as reformas que passar por Francisco? De que estamos, realmente, à espera? O que esperamos?
Tal como os três anteriores, este quarto Colóquio tem uma dimensão internacional e organizar-se-á em torno de algumas conferências centrais, mas prevê, igualmente, um espaço para comunicações.
As propostas serão analisadas por um Conselho Científico que dará conta do resultado até 25 de outubro de 2014.
O colóquio conta com as seguintes conferencistas convidadas:
Maaike de Haardt (Presidente da European Society of Women in Theological Research (ESWTR)
Marta Maria Zubía Guinea (Professora de Direitos Humanos e Cristianismo, na Universidad de Deusto)
Inscrições
Inscrições Obrigatórias, através de formulário online:
http://www.ces.uc.pt/myces/formacao/formFormacao.php?id_formacao=329
Atenção: no formulário a importância a pagar surge a zero, porque o pagamento será efetuado na receção do colóquio, em numerário, consoante preços indicados abaixo.
Geral/ Sem comunicação: 20 euros
Estudantes/ Com comunicação: 10 euros