GPS - Grupo de Pesquisa em Sexualidades

Âmbito

A área de Estudos em Sexualidades tem vindo a consolidar-se no CES ao longo da última década, reunindo um conjunto significativo de projetos, publicações e teses concluídas ou em curso. O GPS-CES | Grupo de Pesquisa em Sexualidades resulta da vontade de agregar conhecimento por vezes disperso, facilitando o interconhecimento e a criação de redes. Constitui-se enquanto plataforma de encontro de investigadoras/es em várias fases da carreira científica, docentes, estudantes de doutoramento e alumni na comunidade CES cujos interesses de investigação envolvem o campo de Estudos em Sexualidades a partir de uma multiplicidade de perspetivas teóricas e lugares disciplinares.

O GPS-CES assume-se, assim, enquanto grupo de pesquisa com vocação interseccional, seguindo a abordagem inter e transdisciplinar que caracteriza o trabalho realizado no CES, constituindo um espaço de construção e partilha intelectual aberto a todas as Linhas Temáticas e membros desta comunidade. O único denominador comum aos vários membros do GPS-CES será o seu trabalho de investigação nos Estudos em Sexualidades, incluindo temas tão diversos como assédio e demais formas de violência sexual, assexualidade, cidadania sexual, direitos LGBTQI+, metodologias queer, não-monogamias consensuais e saúde sexual, entre outros.

Objetivos

O GPS-CES responde a um objetivo duplo: a) permitir um espaço de encontro e consolidação da investigação em sexualidades realizada no âmbito do CES, envolvendo toda a comunidade CES nas diversas fases do seu desenvolvimento de carreira; b) dotar o CES de maior projeção e visibilidade nesta área junto de instituições e organismos diversos, estendendo-se também à sociedade civil (atividades de extensão) e aos media (comunicação em ciência).

Neste sentido, o GPS-CES será dinamizador de um conjunto de atividades propostas pelos seus membros e que passam por seminários, oficinas temáticas, grupo de leitura, dinamização de sessões CES vai à Escola, lançamentos de livros, encontros para construção de candidaturas ou publicações conjuntas, entre outras. No âmbito das suas atividades, prevêem-se parcerias com as Linhas Temáticas e projetos em curso no CES ou noutras instituições congéneres, bem como o envolvimento de interlocutoras/es como a Secção Temática em Sexualidade e Género da Associação Portuguesa de Sociologia.