Apresentação

O Centro de Estudos Sociais, desde a sua fundação em 1978, tem como missão orientadora contribuir para o aumento do conhecimento e a transformação da realidade social e cultural das sociedades, procurando promover a qualidade de vida, a coesão e inclusão sociais e defender e dignificar os direitos humanos. Através da sua investigação de excelência, o CES procura promover, além de um impacto orientado à comunidade científica, o envolvimento da sua pesquisa com as sociedades, fomentando instrumentos que valorizem os conhecimentos produzidos pela comunidade CES. Por outras palavras, a nossa investigação procura fomentar o impacto não académico da investigação científica, nas áreas das ciências sociais, artes e humanidades, nas suas diversas dimensões e manifestações, aos níveis local, nacional e internacional. Este impacto não se circunscreve apenas à realidade portuguesa, desenvolvendo o CES múltiplas investigações cujos impactos não académicos se repercutem em diversas realidades sociais e culturais no mundo.

O nosso impacto, inerente à matriz fundadora do CES, é avaliado tendo em consideração o processo de investigação, os resultados obtidos e o potencial de transformação; seja através do desenvolvimento de epistemologias pluralistas ou metodologias inovadoras, ou do estímulo destas à construção de uma ciência mais próxima da sociedade e para a sociedade, ou impulsionando horizontalmente os diferentes saberes existentes na comunidade académica e na sociedade em geral.

O nosso objetivo de tornar visível o impacto não académico da nossa investigação é a demonstração de que a ciência como um todo não se encontra isolada dos problemas urgentes da sociedade. Destacamos, por isso, alguns exemplos do nosso trabalho, liderados por investigadores e investigadoras de excelência, cuja pesquisa e resultados informam não só diversos debates públicos, como também se engajam na construção de políticas públicas orientadas pelos valores basilares do nosso centro: a justiça, a inclusão e a democracia.