Teses Defendidas

Modernizing Macao: Public Works and Urban Planning in the Imperial Network, 1856-1919

Regina Campinho

Data de Defesa
14 de Fevereiro de 2022
Programa de Doutoramento
Patrimónios de Influência Portuguesa
Orientação
Luísa Trindade , Hélène Vacher e Marta Oliveira
Resumo
Esta tese centra-se no período de 1850 até ao início do século XX, durante o qual se assistiu à transformação e expansão planeadas da paisagem urbana de Macau. Concretamente, o meu trabalho pretende documentar e analisar os projectos de obras públicas e outras intervenções urbanas directamente encomendadas ou fortemente influenciadas pela administração do ultramar português, com o objectivo de preencher uma lacuna no conhecimento actual sobre a história da transição desta antiga província para a modernidade.

Enquadra-se no contexto do longo século dezanove, dentro da chamada era do imperialismo e do seu correspondente sistema urbano mundial, no qual as principais cidades do mundo foram ficando progressivamente interligadas, trocando pessoas, conhecimento, imagens e ideias, mas também capital, trabalho e bens entre elas. Como se o mundo se tivesse tornado, graças à influência da rede dos impérios ocidentais, uma vasta cidade interdependente, fomentada pelo progresso das infraestruturas de transportes e comunicações. O propósito deste estudo é, portanto, de apresentar um caso de estudo local numa perspectiva global a fim de que, por sua vez, esta análise possa alimentar uma narrativa global mais informada dos processos de modernização urbana.

Pretende também contribuir para reforçar os laços entre a investigação histórica com base em fontes primárias sobre a modernidade urbana ocidental no longo século dezanove, e a reavaliação do seu valor patrimonial. Esta é uma ambição mais operacional, que vê na história do planeamento urbano moderno um valioso recurso para elaborar estratégias mais informadas e mais integradas de conservação e gestão das paisagens urbanas, quer em relação ao Centro Histórico de Macau, classificado pela UNESCO, ou qualquer outro contexto semelhante através do mundo Europeu onde, por falta de conhecimentos sobre a paisagem urbana moderna, esta possa a estar a ser vítima de pressões várias e irreversíveis com graves danos patrimoniais.

Palavras-chave: História do planeamento urbano; império português