Seminário

Sindicalismo, Política e Relações Sociais de Sexo/Gênero

Maria Lúcia Vannuchi

Sidney Jard da Silva

20 de outubro de 2017, 17h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Resumo

Neste seminário serão apresentadas as problemáticas de pesquisas desenvolvidas por dois investigadores em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra (CES-UC). A partir das contribuições teóricas e metodológicas da Sociologia do Trabalho, da Ciência Política e dos Estudos das Relações Sociais de Sexo/Gênero, a apresentação ressalta a importância do diálogo interdisciplinar nos estudos do mundo do trabalho e do sindicalismo.

Na perspectiva sociológica, a investigação assume como pressuposto a centralidade das relações de classes sociais no espaço laboral, o caráter sexuado do trabalho que requer a consideração da heterogeneidade e das particularidades dos/as trabalhadores/as, bem como a necessidade de atentar para a divisão social, internacional e sexual do trabalho que molda os processos produtivos, as formas de gestão do trabalho, e as relações sociais na atual dinâmica da acumulação flexível do capital.

Na perspectiva da Ciência Política, por sua vez, destaca-se a importância dos condicionantes político-institucionais que limitam a participação sindical no processo decisório das políticas públicas. No caso das reformas previdenciárias, um dos principais desafios do sindicalismo mundial nas últimas décadas, as características particulares dos sistemas políticos definem o grau de inclusão dos trabalhadores e das suas entidades representativas em processos negociados de reforma da previdência. O presidencialismo de coalizão brasileiro é um caso notório da relevância das “regras do jogo” para a compreensão do comportamento sindical nos processos de retração dos sistemas de seguridade social.


Programa

I ) Trabalho e gênero no setor da indústria de calçados: um estudo comparativo entre núcleos produtivos português e brasileiro - Maria Lúcia Vannuchi (Universidade Federal de Uberlândia)

Este estudo, na linha de pesquisa de trabalho e gênero, analisa em comparação internacional a intersecção das relações sociais de classe e sexo/gênero em setores produtivos do Brasil e de Portugal, pelo cotejamento de unidades fabris de calçados, retratadas em estudo de caso. Tem como pressupostos a centralidade das relações de classes sociais no espaço laboral, o caráter sexuado do trabalho que requer a consideração da heterogeneidade e das particularidades dos/as trabalhadores/as, bem como a necessidade de atentar para a divisão social, internacional e sexual do trabalho que molda os processos produtivos, as formas de gestão do trabalho, e as relações sociais na atual dinâmica da acumulação flexível do capital.


II) Sindicalismo, Política e Reforma da Previdência no Brasil - Sidney Jard da Silva (Universidade Federal do ABC)

Esta pesquisa analisa a participação dos parlamentares sindicalistas (deputados e senadores) no processo decisório das reformas previdenciárias implementadas no Brasil nos últimos vinte anos. Os resultados confirmam a tese da predominância da orientação partidária sobre o comportamento legislativo da bancada sindical. No entanto, os achados também demonstram que não se trata de mera subordinação política, mas sim de um complexo processo de negociação envolvendo atores institucionais, partidários e sindicais.


Organização: Doutoramento em Sociologia/FEUC, Programa de Doutoramento «Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo», POSTRADE/CES, RETS – Grupo de estudos em Relações de Trabalho e Sociedade