Ciclo de Cinema-Debate

Desafios e oportunidades da autogestão

21 de setembro de 2017 a 31 de julho de 2018

CES | Alta

Enquadramento

Nos últimos tempos, vários países europeus assistiram a uma proliferação de fábricas em autogestão. Onde os limites do capitalismo se tornaram mais evidentes, a força coletiva dos trabalhadores mostrou ser o seu melhor potencial, permitindo a recuperação de centenas de empresas em crise.

Pelas suas conotações económicas, sociais e políticas, o fenómeno captou o interesse e a imaginação de muitos realizadores, guionistas e produtores cinematográficos. Tanto na sua versão documental quanto argumental, o cinema oferece retratos vivos da luta tenaz dos trabalhadores que assumem o controle da empresa para preservarem a sua fonte de emprego.

Esta série de seminários, organizada pelo Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) do Centro de Estudos Sociais (CES), pela Coordenação do Programa de Doutoramento em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/CES e pelo Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade (RETS) , estabelece um diálogo entre o cinema e a academia. Usando a abordagem artística como um pretexto para o debate científico, os seminários discutem os desafios e as oportunidades inerentes à recuperação e gestão de empresas pelos trabalhadores.