Teses Defendidas

Ser ou não ser? Voltar a ser ou tornar-se? Uma reflexão sobre a (re)inserção social dos angolanos de ascendência portuguesa à luz dos estudos pós-coloniais

Carolina Peixoto

Data de Defesa
26 de Junho de 2015
Programa de Doutoramento
Pós-Colonialismos e Cidadania Global
Orientação
Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses
Resumo
Por identificar nos estudos pós-coloniais "um idioma crítico que tenta refletir sobre os processos de descolonização nas zonas geradas a partir da violência do encontro colonial" (Meneses, 2011: 32), acredito que esta linha de pensamento contra-hegemônica seja a ferramenta mais propícia para analisar as múltiplas negociações culturais, sociais, econômicas e políticas associadas aos processos de (re)inserção social dos angolanos de ascendência portuguesa no novo país depois de conquistada a independência e na antiga metrópole onde muitos foram confundidos com os chamados "retornados".
Como o intuito é adotar uma perspectiva pós-colonial situada cujo enfoque recai no processo de (des)colonização de Angola, as reflexões de Boaventura de Sousa Santos sobre as especificidades do (pós-)colonialismo português assumem um papel central entre as referências teóricas que servem de base para o desenvolvimento deste trabalho.