Encontro | Sessão I

Ao encontro de uma nova geração de promissores escritores moçambicanos

31 de maio de 2024, 17h00

Sala 1, CES | Alta

Este encontro propõe-se dar a conhecer uma jovem geração moçambicana de escritores, tendo convidado a estarem connosco alguns dos seus representantes. A obra destes autores revela como no seu conjunto, a literatura moçambicana continua a reinventar-se e em transformação, sendo eco dos problemas do mundo presente vividos por uma nova geração de promissores escritores. A literatura infantil, o lugar das crónicas são alguns dos temas que serão tratados em dois encontros.

No primeiro estarão à conversa José dos Remédios (escritor e jornalista, autor de ensaios sobre literatura moçambicana), Sérgio Raimundo (escritor e professor) e Miguel Luís José (advogado e escritor).

Serão apresentadas algumas das obras mais recentes destes escritores, nomeadamente
- O inventário da memória, coordenado por José dos Remédios;
- Peça Desculpas, sua Excelência! de Sérgio Raimundo.

Moderação de Maria Paula Meneses (CES)

Notas biográficas

José dos Remédios
(Moçambique) é Mestre em Educação/Ensino de Português, pela Universidade Pedagógica de Maputo, sendo também docente, ensaísta e jornalista. Editou, em 2024, a obra, O inventário da memória, comemorando a obra de Luis Bernardo Honwana. José dos Remédios estará, em maio de 2024, em Lisboa, Portugal, para uma residência resultado do programa de intercâmbio literário protagonizado pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo e pela Câmara Municipal de Lisboa.

Sérgio Raimundo (Moçambique) licenciou-se em Filosofia pela Universidade Eduardo Mondlane e tem um mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade do Algarve Atualmente trabalha como colunista e professor. Em 2019 o seu romance A Ilha dos Mulatos, foi distinguido com o Prémio INCM/Eugénio Lisboa. Mais recentemente publicou dois livros de crónicas: As Ancas do Camarada Chefe e Peça Desculpas, sua Excelência!

Miguel Luís José (Moçambique) é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e Mestre em Estratégia de Investimento e Internacionalização pelo Instituto Superior de Gestão. É Advogado com inscrição na Ordem dos Advogados Portugueses e associado da firma de advogados portuguesa Abreu Advogados. É escritor e tem textos publicados em jornais e revistas internacionais e moçambicanos com destaque para o moçambicano O País e a Revista Literatas, a brasileira Revista e-kletic@ e o jornal português Púbico. Em 2021 o seu livro O Desamparo das Flores venceu o Prémio Literário Maria Odete de Jesus.

Atividade no âmbito do programa de doutoramento em Pós-colonialismos e Cidadania Global e do projeto EDU-AM  Pedagogias Revolucionárias? História dos projetos de educação em Angola e Moçambique (1960-1980) [financiado por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.,  (2022.01785.PTDC)]