Teses Defendidas
Black Articulations in Military Dictatorships: Peru and Brazil (1968-1982)
18 de Junho de 2024
Human Rights in Contemporary Societies
Silvia Rodríguez Maeso
Este estudo teve como objetivo apresentar uma contribuição para a memorialização da Améfrica Ladina desde a perspetiva da história do movimento negro nas Américas. Para isso, investiguei as articulações conduzidas por organizações e indivíduos, tomando como ponto de partida os Congressos de Cultura Negra das Américas. O mapeamento dessas redes e os debates realizados dentro e ao redor dos congressos levaram ao estudo de dois contextos domésticos, Brasil e Peru, entre 1968 e 1982, quando ambos os países estavam passando por ditaduras militares. Nesse sentindo, o mapeamento se mostra importante para a compreensão dos congressos como parte de um exercício de memorialização.
Por Améfrica Ladina (Gonzalez, 1988) compreende-se o arcabouço simbólico e físico das contribuições das populações negras das Américas, que permite colocá-las no centro das discussões históricas e políticas para resgatar o papel fundamental desses povos na construção das Américas. Nesse sentido, a noção de Améfrica Ladina de Gonzalez é compreendida como uma manifestação possível dentro do espaço do Atlântico Negro (Gilroy, 1993), que representa o legado dos povos africanos em diáspora. Esses conceitos possibilitam o entendimento dos Congressos de Cultura Negra das Américas enquanto manifestações concretas da Améfrica Ladina produzidas dentro do Atlântico Negro, o qual Gilroy (1993, p. xi) aponta como um "mesmo mutável".
Por meio de uma abordagem transnacional, esta tese analisa esses encontros, promovidos por articulações negras, para compreender como os intelectuais e ativistas da Diáspora Africana nas Américas e em contextos domésticos específicos agiam sob regimes autoritários. Baseei-me em trabalho de campo realizado entre 2019 e 2022 que consistiu na realização de entrevistas em profundidade e compilação de documentos coletados de arquivos públicos e privados nos dois países. Entre as organizações identificadas como centrais para a realização da pesquisa podemos citar: o Instituto Brasileiro de Estudos Africanistas; o Instituto de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros; a Fundación Colombiana de Estudios Folclóricos, o Centro de Estudios Afro-Colombianos, e o Instituto de Estudios Afroperuanos. Personalidades, como os irmãos Nicomedes e Victoria Santa Cruz; Abdias do Nascimento; Clóvis Moura e Manuel Zapata Olivella também são pessoas chave nesse mapeamento.
Através dos depoimentos e das fontes escritas foram identificadas situações de censura por vias burocráticas no contexto do regime militar brasileiro, exemplificado pelas inúmeras investidas do Ministério das Relações Exteriores/ Itamaraty e de outras instituições do regime militar contra a organização dos Congressos de Cultura Negra. No contexto peruano, observou-se a promoção da cultura negra pelo regime militar de Velasco Alvarado em prol de um projeto nacional pluricultural, exemplificada pela realização de eventos como o Festival de Arte Negro de Cañete, o suporte financeiro para grupos de dança afro-peruana ou o envolvimento de artistas e intelectuais nas políticas culturais do regime.
Os achados compõem o quebra-cabeça de como algumas dessas articulações negras, compostas por personalidades e organizações, foram capazes de disseminar um discurso contra-hegemónico que desafiou os discursos nacionalistas, por meio de um diálogo que perpassa o político e o cultural, promovendo o reconhecimento das populações negras na Améfrica Ladina.
Palavras-chave: Améfrica Ladina; Atlântico Negro; Ditaduras Militares; Congressos de Cultura Negra; Peru e Brasil
Data de Defesa
Programa de Doutoramento
Orientação
Resumo
Por Améfrica Ladina (Gonzalez, 1988) compreende-se o arcabouço simbólico e físico das contribuições das populações negras das Américas, que permite colocá-las no centro das discussões históricas e políticas para resgatar o papel fundamental desses povos na construção das Américas. Nesse sentido, a noção de Améfrica Ladina de Gonzalez é compreendida como uma manifestação possível dentro do espaço do Atlântico Negro (Gilroy, 1993), que representa o legado dos povos africanos em diáspora. Esses conceitos possibilitam o entendimento dos Congressos de Cultura Negra das Américas enquanto manifestações concretas da Améfrica Ladina produzidas dentro do Atlântico Negro, o qual Gilroy (1993, p. xi) aponta como um "mesmo mutável".
Por meio de uma abordagem transnacional, esta tese analisa esses encontros, promovidos por articulações negras, para compreender como os intelectuais e ativistas da Diáspora Africana nas Américas e em contextos domésticos específicos agiam sob regimes autoritários. Baseei-me em trabalho de campo realizado entre 2019 e 2022 que consistiu na realização de entrevistas em profundidade e compilação de documentos coletados de arquivos públicos e privados nos dois países. Entre as organizações identificadas como centrais para a realização da pesquisa podemos citar: o Instituto Brasileiro de Estudos Africanistas; o Instituto de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros; a Fundación Colombiana de Estudios Folclóricos, o Centro de Estudios Afro-Colombianos, e o Instituto de Estudios Afroperuanos. Personalidades, como os irmãos Nicomedes e Victoria Santa Cruz; Abdias do Nascimento; Clóvis Moura e Manuel Zapata Olivella também são pessoas chave nesse mapeamento.
Através dos depoimentos e das fontes escritas foram identificadas situações de censura por vias burocráticas no contexto do regime militar brasileiro, exemplificado pelas inúmeras investidas do Ministério das Relações Exteriores/ Itamaraty e de outras instituições do regime militar contra a organização dos Congressos de Cultura Negra. No contexto peruano, observou-se a promoção da cultura negra pelo regime militar de Velasco Alvarado em prol de um projeto nacional pluricultural, exemplificada pela realização de eventos como o Festival de Arte Negro de Cañete, o suporte financeiro para grupos de dança afro-peruana ou o envolvimento de artistas e intelectuais nas políticas culturais do regime.
Os achados compõem o quebra-cabeça de como algumas dessas articulações negras, compostas por personalidades e organizações, foram capazes de disseminar um discurso contra-hegemónico que desafiou os discursos nacionalistas, por meio de um diálogo que perpassa o político e o cultural, promovendo o reconhecimento das populações negras na Améfrica Ladina.
Palavras-chave: Améfrica Ladina; Atlântico Negro; Ditaduras Militares; Congressos de Cultura Negra; Peru e Brasil