Teses Defendidas

Quando os profissionais de saúde vão além da doença: diálogos e traduções entre o "local" e o "global" para novas formas de promoção da saúde

Patrícia Ferreira

Data de Defesa
17 de Junho de 2021
Programa de Doutoramento
Governação, Conhecimento e Inovação
Orientação
João Arriscado Nunes e Cláudia Souza
Resumo
Dos estudos sociais sobre a saúde e a medicina e da antropologia médica chegam-nos debates emergentes sobre a produção de evidências, a ética e a intervenção na saúde global.

Esta investigação doutoral propõe uma contribuição reflexiva e multidisciplinar centrada na urgência de outra saúde global, capaz de reconhecer a diversidade de contextos em que os seus problemas se manifestam, assim como os processos biológicos, sociais, políticos, culturais e ecológicos que complexificam e marcam a necessidade de melhores intervenções neste campo.

Experiências prévias neste campo definem o caráter heurístico de uma abordagem metodológica que, por um lado, invoca a importância do trabalho de antecipação no processo de indagação moldado pela problemática da investigação e, por outro lado, recorre a metodologias colaborativas que não separam as práticas de conhecimento da produção de intervenções que respondem a necessidades de formas diversas de cuidado.

A Plataforma de Saberes (Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde, Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil) é um espaço de envolvimento de pesquisadores e profissionais de saúde, pacientes e grupos comunitários na produção colaborativa de conhecimento e de criação de práticas de promoção da saúde em contexto de pesquisa clínica, epidemiológica e social para o controlo de doenças infeciosas e doenças crónico-degenerativas. A sua trajetória visibiliza experiencias invisíveis ou negligenciadas que não integram as narrativas dominantes da ciência, mas que são parte da ontologia de mundos compostos de enredamentos complexos entre saúde, doenças infeciosas, vulnerabilidade estrutural e sofrimento, mas também de outras possibilidades de futuro.

A relevância desta investigação social, das suas práticas e dos seus modos de produção de conhecimento articula-se, na Plataforma de Saberes, com uma atenção renovada sobre a complexidade das situações e dos problemas que nos chegam de diversos lugares do mundo, bem como sobre os encontros divergentes entre o conhecimento biomédico e epidemiológico e os conhecimentos nascidos da experiencia. Esta relevância inspira o modo de investigar e de intervir no campo da saúde global, assim como lições futuras para a construção de uma ciência mais ecológica, mais crítica e mais democrática.

O contributo aplicado desta tese - o desenho e a implementação da Consulta de Promoção da Saúde - materializa uma ética de pesquisa e intervenção atenta aos espaços de encontro, onde factos e situações problemáticas se transformam em "questões de cuidado" a partir das historias que nos são trazidas por quem é afetado por elas e desenvolve o cuidado dos outros. Cuidar do conhecimento surge, neste trabalho, como a base da sobrevivência, do florescimento e do reconhecimento da interdependência como condição de uma vida digna.

Palavras-chave: saúde global; Plataforma de Saberes; ontologia; historias; "questões de cuidado"