Oficina | GENDER WORKSHOP SERIES XIV

Conversa Feminista com Rita Araújo e Catarina Martins

18 de abril de 2024, 17h00

Sala 1, CES | Alta

O Gender Workshop promove conversas feministas com pessoas cuja vida e trabalho contribuem para as causas das mulheres e a igualdade de género nos mais diversos domínios.

Notas biográficas

Rita Araújo, engenheira geológica e instrutora de pole dance

Sou a Rita.

Desde criança que ouvi que existiam coisas que as meninas não podiam fazer porque não parecia bem ou não eram capazes!
Normalmente baseavam-se em 3 pressupostos:
•    A menina não tinha força suficiente
•    A menina não podia ser muito extrovertida porque era logo considerada louca oferecida, fácil, etc
•    A menina não deve ter mais autoridade que os meninos

Sempre fui chamada de Maria Rapaz e embora eu hoje tenha 47 anos isto ainda hoje se verifica na sociedade.
Esta educação poderia ter condicionado muito a minha maneira de ser, mas na verdade optei por um curso em engenharia geológica, trabalhei como diretora técnica numa pedreira, durante 16 anos, onde era responsável por equipas de homens.
Quando precisei de encontrar um desporto que EU me identificasse o Pole Dance surgiu como a resposta perfeita.
Utilizando novas perspectivas e formas de abordagem desenvolvemos ferramentas criativas para encarar problemas sejam eles físicos, mentais, sociais ou emocionais.
A menina tem força, a menina tem o poder de escolha e a menina pode ser extrovertida.
A mulher pode ser o que quiser.

Catarina Martins | Professora Associada com Agregação do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais. Foi leitora, durante vários anos, na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar. É Doutorada em Literatura Alemã pela Universidade de Coimbra (2008). Tem publicado sobre temas de estudos feministas e pós-coloniais, literatura comparada, literatura de expressão alemã e literaturas africanas, em particular de mulheres. De entre as suas actuais áreas de investigação destacam-se os estudos pós-coloniais e os estudos feministas, associados a temas e problemáticas das literaturas e culturas. É docente nos programas de Doutoramento em Estudos Feministas, Discursos: História, Cultura e Sociedade, e Estudos de Literatura e Cultura. É Diretora da Coleção CES.

Atividade no âmbito do Programa de Doutoramento em Estudos Feministas (FLUC/CES)