Em que termos poderíamos evocar uma economia feminista pós-colonial?

Luciane Lucas dos Santos (CES/UFSB)

16 de março de 2017, 16h30

Sala 15 (4.º piso), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Resumo

O campo da Economia Feminista tem iniciado um diálogo interessante e promissor com investigadoras/es da Economia Pós-Colonial. Destas conversas - que têm como expoentes comuns nomes como o da sudanesa Eiman Zein-Elabdin, da indiana S. Charusheela e da americana Jennifer Olmsted - tem surgido algumas importantes reflexões sobre o que poderia ser uma economia feminista pós-colonial.

Neste seminário, apresento alguns destes contributos, centrados, antes de mais, na discussão sobre as entrelinhas da narrativa moderna-ocidental do desenvolvimento. Também proponho uma discussão em torno do conceito de colonialidade económica e de como ela interage, em termos concretos, com a colonialidade de género. Argumento, por fim, que a constituição de um campo de estudos em torno de uma proposta de economia feminista pós-colonial permite não só identificar melhor as inconsistências deste discurso moderno de desenvolvimento - em torno do qual muitas análises económicas feministas ainda gravitam -, como também aprofundar o conhecimento da dinâmica interseccional de género, raça e classe no âmbito da Economia.

Nota biográfica

Luciane Lucas dos Santos é investigadora sénior no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Integra o Núcleo Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), bem como o Grupo de Economia Solidária (ECOSOL/CES), que faz parte do Núcleo de Estudos em Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades do CES/UC. Integrou a equipe de investigação do Projeto Alice - Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas, projeto internacional financiado pela European Research Council, coordenado por Boaventura de Sousa Santos. Concluiu o doutoramento em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2004. Atualmente é professora visitante da Universidade Federal do Sul da Bahia. Suas áreas de interesse e de investigação estão relacionadas aos estudos pós-coloniais e feministas no campo da Economia e da Estética. Tem trabalhado em uma teoria pós-colonial do consumo e em uma teoria pós-colonial da economia aplicadas ao contexto da América Latina. Também se interessa pelos feminismos negro e indígena, com atenção para os estudos da interseccionalidade.

Organização: Programa de Doutoramento "Estudos Feministas". Apoio: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra