Seminário

Cidades e Património

Diego Finder Machado

Joaquín Perren

6 de maio de 2017, 10h00

Sala 3.2, Faculdade de Economia UC

Resumo

No âmbito do programa de doutoramento Cidades e Culturas Urbanas realiza-se um seminário aberto sobre Cidades e Património.
O seminário conta com a participação de Joaquín Perren e de Diego Finder Machado e é moderado e comentado por Paulo Peixoto.

Ferramentas teóricas e estratégias metodológicas para o estudo da qualidade de vida urbana. Síntese de uma experiência de pesquisa no "sul do sul" (Neuquén, 1991-2001) por Joaquín Perren (IPEHCS-CONICET | Universidad Nacional del Comahue)

Resumo: A apresentação propõe estudar a qualidade de vida urbana, tomando como caso uma cidade de tamanho médio localizada na Patagônia (Neuquén, Argentina). Ao mesmo tempo, e com o propósito de moderar o viés presentista que marcou a literatura sobre bem-estar, privilegiamos uma aproximação à década de 1990. Com essas coordenadas espaciais e temporais, estabelecemos um percurso que apresenta três momentos claramente diferenciados. No primeiro deles, descreveremos o contexto que funcionou como cenário do fenômeno que pretendemos explicar. Mergulharemos nos efeitos econômicos e sociais da “grande transformação neoliberal”, parafraseando Polanyi. Em uma segunda instância, realizaremos uma aproximação à idéia de qualidade de vida, investigando possíveis vias para medí-la ao usar a informação dos censos nacionais de 1991 e 2001. Por último, apresentaremos os principais resultados que obtivemos na análise de algumas dimensões a partir das quais exploramos as desigualdades sócio-espaciais que atravessaram a cidade durante o período selecionado. Em todo este trajeto, a fim de refletir no espaço muitos dos fenômenos que as fontes censais colocam em evidência, aproveitamos a potencialidade dos sistemas de informação geográfica.


Subversões da Ordem: o “vandalismo” contra o patrimônio cultural e as possibilidades de investigação sobre o tempo presente por Diego Finder Machado (PPGH/UDESC | PPGH/UDESC)

Resumo: Na contemporaneidade, temos observado um reencantamento pelo passado e seus vestígios. O receio do esquecimento tem mobilizado grupos em defesa de um “dever de memória”, o que implicou, entre outras coisas, na obrigação de proteger e preservar bens tangíveis e intangíveis considerados patrimônio cultural. A centralidade da questão patrimonial impulsionou estudos desenvolvidos em diferentes campos do conhecimento. Contudo, os ataques intencionais contra o patrimônio constituem ainda um tema pouco explorado, especialmente em contextos urbanos. Tais ataques, ao colocarem em risco a integridade de bens reconhecidos pelo seu valor e importância simbólica, geralmente são interpretados como manifestações de ignorância e estigmatizados como “vandalismos”. Este seminário objetiva lançar problematizações sobre o “vandalismo” contra o patrimônio cultural e propor algumas possibilidades interdisciplinares de investigação. Parte-se do pressuposto de que a identificação e análise de atos e acontecimentos considerados “ataques” a bens culturais pode abrir novas possibilidades de compreensão do patrimônio enquanto repositório de valores sujeito a disputas e controvérsias no tempo presente.

Nota Biográfica: Diego Finder Machado é historiador brasileiro e estudante no curso de doutorado em História do Tempo Presente no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. É licenciado em História pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE (2005) e mestre em História pela UDESC (2009). Sob orientação da Profa. Dra. Janice Gonçalves, desenvolve pesquisa de doutoramento a respeito dos usos subversivos e ataques deliberados ao patrimônio cultural, com o intuito de interpretar historicamente sensibilidades sociais em relação à presença de vestígios do passado na cidade brasileira de Joinville, Santa Catarina. Em 2017, realiza estágio de investigação doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com bolsa de estudos do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – PDSE/CAPES, sob orientação científica do Prof. Dr. Paulo Peixoto. Entre 2009 e 2012, atuou na Fundação Cultural de Joinville em cargos de gestão relacionados às políticas públicas municipais de patrimônio cultural. Atualmente é vinculado ao grupo de pesquisa “Cidade, Cultura e Diferença” da UNIVILLE e ao Laboratório de Patrimônio Cultural da UDESC.