Colóquio Internacional

Desvendando o Teatro: Criatividade, Públicos e Território

15 de novembro de 2012, 10h00

Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa

Enquadramento

Como é que os espetadores decidem que espetáculo vão ver? Será da mesma maneira que decidem o arquiteto que vão contratar para um serviço ou o vinho que devem escolher para uma ocasião especial? Ou fazem-no a partir de critérios e racionalidades distintas e totalmente autónomas em relação a outras esferas da vida quotidiana? Que mecanismos estão por detrás de uma escolha, seja de uma instituição ou de um espetáculo ou qualquer outro bem singular? O que é que conta para a flutuação de prestígio de uma dada instituição cultural como um teatro? Como explicar a escolha de um espetáculo em detrimento de outro cuja qualidade é afinal semelhante?

Os consumidores destes e de outros bens singulares utilizam uma série de “julgamentos” e “sinais” de confiança fornecidos ao mercado – por uma instituição reputada, um crítico reconhecido, um programador conceituado, pela participação de um ator-estrela, a atribuição de um prémio, as listas de preferências que circulam na Internet, o apoio das instâncias públicas - para fazerem o ajustamento da sua decisão. Mas fazem-no no também em função de uma economia singular, no âmbito da qual as escolhas culturais se articulam com muitas outras escolhas possíveis, que tocam as mais diversas esferas de vida.

Os processos que estão por detrás de uma escolha são difíceis de determinar, mas é desde logo um exercício interessante se associarmos a estas outras questões paralelas: que mecanismos entram em jogo quando os indivíduos procuram e reconhecem o trabalho realizado por uma instituição cultural? Até que ponto esse reconhecimento se apresenta de forma cumulativa, aumentando em função daquilo que um território pode gerar em termos culturais? Que estratégias nacionais e internacionais podem ajudar a levar mais longe o nome dos grupos de teatro portugueses e, com eles, o nome de outros agentes culturais ou mesmo dos territórios culturais a que eles estão associados? Que públicos temos nós no teatro? O que fazem hoje as instituições culturais para recrutar os seus públicos? Em nome de que objetivos e projetos pretendem recrutá-los? Quais são as consequências deste tipo de dinâmicas para o “enobrecimento” de um território, a sua sustentabilidade cultural, a qualidade de vida das pessoas que o habitam e usam?

Neste colóquio, Lucien Karpik (Valuing the Unique, 2007, 2011) e Ann Markusen (Creative Placemaking, 2010) dialogam sobre o valor dos mercados singulares, a criatividade, os públicos, mostrando como é que a arte, a cultura e o teatro em particular dão contribuições especiais para o desenvolvimento das economias locais, promovem a competitividade e geram emprego. Juntam-se a esta discussão os investigadores portugueses reconhecidos pelos seus trabalhos na área da cultura, arte, públicos, dinamização cultural, território, e apresentam-se novas linhas de investigação, plataformas colaborativas e de atuação para pesquisas futuras. O debate alarga-se aos decisores políticos, artistas, produtores culturais, jornalistas, todos os investigadores interessados e comunidade em geral.


Organização: ICS-UL; DINÂMIA'CET-IUL; CES; Programa de Doutoramento "Cidades e Culturas Urbanas" (CES/FEUC)