Conferência

Reimaginar a Cidade - Cultura, Cidadania e Comunidade

13 de maio de 2011, 15h00

Auditório Municipal de Tondela

No âmbito das acções de animação do “Projecto de Regeneração Urbana de Tondela 365 T+ O Desafio da Prosperidade”, a ACERT promove um ciclo de conferências. Estes encontros, que contam com a participação de especialistas nacionais e internacionais, pretendem fomentar uma discussão sobre os processos de regeneração urbana e o seu impacto na revitalização das cidades.

Esta primeira sessão conta com a participação dos professores Malcolm Miles, da Universidade de Plymouth, de João Teixeira Lopes, da Universidade do Porto (UP), e de Claudino Ferreira, da Universidade de Coimbra (UC)  Os três especialistas prometem um debate interessante não apenas sobre o futuro das cidades que estamos a (re)construir, mas também sobre o papel da cultura neste contexto.

A iniciativa realiza-se em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da UC e os Programas de Mestrado e Doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas da Faculdade de Economia da mesma Universidade. Trata-se de uma colaboração dotada de grande importância estratégica para a avaliação, estudo e implementação de políticas públicas na área do urbanismo. Esta acção não se esgota, porém, num debate puramente teórico, mas pretende dotar-nos de conhecimento e práticas conducentes a uma intervenção mais sustentada na nossa comunidade.


 

PROGRAMA
15h00
Sessão de boas-vindas aos participantes (ACERT e Câmara Municipal de Tondela)
15h15 Malcom Miles (Universidade de Plymouth) | Home is where we start from   
         João Teixeira Lopes (Fac. Letras da Universidade do Porto) | A cultura a partir do território   
         Claudino Ferreira (CES / FEUC) | moderador

[A conferência tem tradução simultânea. Entrada livre. Deverá ser efectuada inscrição (ver barra lateral para mais informações)].

Notas biográficas dos conferencistas
Malcom Miles
: Professor de Teoria Cultural na Universidade de Plymouth, Malcolm Miles é um reputado investigador e académico, com um vasto trabalho de pesquisa e reflexão sobre a cultura contemporânea e a sua importância na vida das cidades. Entre as principais áreas de investigação a que se tem dedicado contam-se: teoria cultural crítica; crítica cultural e de arte contemporânea; teoria utópica.
Das suas publicações mais recentes destacam-se os livros Urban Utopias: the built and social architectures of alternative settlements (London, Routledge, 2008), Cities & Cultures (London, Routledge, 2007); Urban Avant-Gardes: art, architecture & change (London, Routledge, 2004).

João Teixeira Lopes: Sociólogo. Professor Catedrático do curso de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Presidente do Departamento de Sociologia da FLUP; Director da Revista Sociologia e Director dos Cursos de 3º ciclo (Doutoramento).
Tem extensa actividade de investigação e envolvimento em projectos de cooperação com várias entidades no domínio da cultura e do planeamento cultural em contexto urbano. Publicou vários livros, nos domínios da Sociologia da Cultura, Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude, Sociologia Urbana e Sociologia da Leitura.

Claudino Ferreira: Doutorado em Sociologia, é investigador do Centro de Estudos Sociais e Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde co-coordena os programas de Mestrado e Doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas. É também director da Revista Crítica de Ciências Sociais, editada pelo CES. Tem desenvolvido investigação nas áreas da sociologia da cultura, das cidades e culturas urbanas, das práticas e políticas culturais, das agendas criativas para as cidades.
Entre as publicações recentes destacam-se: Atlas Cultural da Região Centro. Um estudo sobre os recintos de espectáculo (Coimbra: DRCC, 2011; em co-autoria); “Cultura e regeneração urbana: novas e velhas agendas da política cultural para as cidades” (revista Tomo, 16, 2010); "Intermediários culturais e cidade" ( in C. Fortuna e R. P. Leite, orgs., Plural de cidade: novos léxicos urbanos. Coimbra: Almedina, 2010).

Organização: ACERT / CES /Mestrado e Doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas da FEUC