4. Plano de Estudos - 2014 -2015

1º ano

1º semestre

Seminário em Estudos Americanos (10 ECTS): Maria José Canelo: Cultura Americana A - "As Américas: perspetivas mútuas"

Sob o título “As Américas: Perspetivas Mútuas”, este seminário propõe-se seguir as metodologias e molduras teóricas da área emergente dos estudos interamericanos, com ênfase no transnacionalismo. O objectivo principal é sensibilizar o/as estudantes para a inevitável interdependência das histórias e culturas das várias regiões que compõem as Américas. Tomando a nação hegemónica dos EUA como ponto de partida, observaremos a construção e a crítica dessa hegemonia (e excepcionalismo), para considerarmos, depois, como a desigualdade profunda que sempre marcou as comparações de natureza sobretudo económica e política entre o ‘Norte’ e o ‘Sul’ das Américas gerou um imaginário cultural específico (progresso/retrocesso, riqueza/ pobreza, artificialidade/autenticidade), que contribuiu para essa desigualdade, reforçando-a, ao mesmo tempo que afectou noções de pertença e identidade que continuam a pairar sobre aquele/as que se movem entre as fronteiras desse espaço geopolítico. Por outras palavras, interessa-nos especialmente compreender em que medida as Américas são uma invenção, como vêm argumentando historiadores e críticos como Edmundo O’Gorman e Walter Mignolo. Será, pois, no terreno dessa invenção, e das suas montagens e desmontagens, que nos moveremos, procurando examinar as dimensões inter-americanas desse imaginário através da justaposição e análise de documentos culturais que se propuseram definir e explicar as relações entre o ‘Norte’ e o ‘Sul’ das Américas. Os materiais a analisar incluem filmes, documentários, fotografia e textos literários e teóricos. 

Bibliography
Berger, M. T. (1995) Under Northern Eyes. Latin American Studies and U.S. Hegemony in the Americas 1898-1990.
Bolton, H. (1979; [1933]). “The Epic of Greater America”. Bolton and the Spanish Borderlands.
Darío, R. (2006). Selected Writings.
Dorfman, A. (2004). Other Septembers, Many Americas: Selected Provocations 1980-2004. Galeano, E. (1997). Open Veins of Latin America. Five centuries of the pillage of a continent.
Kaplan, A. & D. Pease eds. (1994) Cultures of United States Imperialism.
Levander, C. F. & R. S. Levine eds. (2007). Hemispheric American Studies.
Martí, J. (2002) Selected Writings.
Mignolo, W. (2005). The Idea of America.
Moraña, M., et al. eds. (2008) Coloniality at Large. Latin America and the Postcolonial Debate.
O’Gorman, E. (2003; [1958]). La invención de América : investigación acerca de la estructura histórica del Nuevo Mundo y del sentido de su devenir.
Retamar, R. F. (1989). Caliban And Other Essays.
Saldívar, J. D. (1991). Dialectics of Our America. Genealogy, Cultural Critique and Literary History.
Santiago, S. (1978). “O Entre-Lugar do Discurso Latino-Americano”. Uma Literatura nos Trópicos. 

Seminário em Estudos Americanos (10 ECTS): Isabel Caldeira: Literatura Americana A -  "Vozes da diáspora africana nas Américas"

Este seminário pretende analisar formas de representação da violência da privação de liberdade, história, memória e voz em textos literários produzidos nos Estados Unidos e nas Caraíbas por escritoras de origem africana. Através da familiarização com dados históricos sobre a escravatura e a diáspora africana nas Américas, os/as estudantes serão levados/as a reconstruir um contexto para as vozes literárias que vão analisar. Com a ajuda de um enquadramento pós-colonial, sublinhando conceitos teóricos fundamentais como trauma, memória e identidade, serão encorajados/as a reflectir sobre as diversas formas como as escritoras representam experiências de vida no contexto de sociedades racializadas, pensam a identidade individual frente à identidade de grupo, estabelecem relações com o passado e a história e procuram conquistar uma voz própria através de diferentes estratégias.
Leremos Toni Morrison (EUA), Esmeralda Santiago (Puerto Rico) Jamaica Kincaid (Antigua), Pauline Melville (Guiana), Paule Marshall (Barbados), Maryse Condé (Guadalupe) e NourBese Philip (Trinidad Tobago/Canada).

Reading List:
Condé, Maryse. Tituba. 1992 (Guadalupe)
Kinkaid, Jamaica. Annie John. London: Picador, 1983 (Antigua)
Melville, Pauline. The Ventriloquist's Tale. London: Bloomsbury, 1997 (Guiana)
Morrison, Toni. A Mercy. 2008 (EUA)
NourbeSe Philip. She Tries Her Tongue; Her Silence Softly Breaks. 1988 (Trinidad Tobago/Canada)
Santiago, Esmeralda. When I Was Puerto Rican. 1994 (Puerto Rico)

General Bibliography:
ASHCROFT, Bill, Gareth Griffiths and Helen Tiffin. The Empire Writes Back: Theory and Practice in Post-colonial Literatures. New York: Routledge, 1989.
BENITEZ-ROJO, Antonio. The Repeating Island: The Caribbean and the Post-Modern Perspective, 2nd ed. Trans. James E. Maraniss. Durham: Duke University Press, 1996.
BHABHA, Homi K. Locations of Culture. London: Routledge, 1995.
GILROY, Paul, The Black Atlantic: Modernity and Double Consciousness, London, Verso, 1993.
HALL, Stuart “Cultural Identity and Diaspora”. In Patrick Williams and Laura Chrisman, eds. Colonial Discourse and Post-colonial Theory: A Reader, New York: Columbia UP, 1994.
JONAS, Joyce. Anancy in the Great House: Ways of Reading West Indian Fiction. New York: Greenwood Press, 1990.
O'CALLAGHAN, Evelyn. Woman Version: Theoretical Approaches to West Indian Fiction by Women. New York: St. Martin's Press, 1993.
OKPEWHO, Carole Boyce-Davies and Ali A. Mazrui, eds. The African Diaspora: African Origins and New World Identities. Bloomington: Indiana University Press, 1999.
RODY, Caroline. The Daughter’s Return. African-American and Caribbean Women’s Fictions of History. Oxford: Oxford University Press, 2001.
SHEPHERD, Verene, et al. eds. Engendering History: Caribbean Women in Historical Perspective. New York: St. Martin's Press, 1995.

Seminário em Ciências Sociais I (10 ECTS): José Manuel Pureza: "Construções Teóricas da Paz"


2º semestre

Teorias dos Estudos Americanos / Theories of American Studies (10 ECTS): Isabel Caldeira e Maria Irene Ramalho

Seminário de Investigação e Discussão / Research and Discussion Seminar (10 ECTS): Isabel Caldeira e Maria José Canelo

Seminário em Ciências Sociais II (10 ECTS): António Sousa Ribeiro: "Representações da Violência" / "Representations of Violence"

O seminário visa uma abordagem aprofundada da questão da relação entre cultura e violência, em particular no que concerne à problemática da representação. Começando pelo problema central do lugar da violência na modernidade, proceder-se-á a um levantamento dos lugares teóricos fundamentais, percorrendo-se­ alguns dos autores que ofereceram contributos essenciais para uma reflexão neste âmbito. Concluir-se-á com o traçado tão exaustivo quanto possível de um mapa conceptual que permita uma orientação segura num campo marcado por decisivas ambivalências.

A unidade curricular visa fornecer referências teóricas e elementos de análise que permitam uma orientação segura relativamente ao lugar da violência na cultura da modernidade de uma perspectiva contemporânea. Espera-se que os estudantes adquiram uma melhor competência no manejo de conceitos centrais, se familiarizem com as referências mais relevantes e desenvolvam uma capacidade autónoma de investigação conducente à formulação e execução de projectos consistentes.

Bibliografia
Aijmer, Göran; Abbink, Jon (orgs.) (2000), The Meanings of Violence. A Cross-Cultural Perspective. Oxford: Berg.
Bourdieu, Pierre (1989), O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
Chew, Pat K. (2001), The Conflict and Culture Reader. New York: New York UP.
Girard, René (1972), La violence et le sacré. Paris: Bernard Grasset.
Hüppauf, Bernd (org.) (1997), War, Violence and the Modern Condition. Berlin: de Gruyter.
Ribeiro, António Sousa (org.) (2010), Representações da violência. Coimbra: Almedina.
Scarry, Elaine (1985), The Body in Pain. The Making and Unmaking of the World. NY / Oxford: Oxford UP.
Scheper-Hughes, Nancy; Bourgeois, Philippe (orgs.) (2004), Violence in War and Peace. Oxford: Blackwel.
Sofsky, Wolfgang (2002), Traité de la violence. Paris: Gallimard.
Sontag, Susan (2003), Olhando o sofrimento dos outros. Lisboa: Gótica.
Whitmer, Barbara (1997), The Violence Mythos. State Univ. of New York Pr.
Wieviorka, Michel (2004), La violence. Voix et regards. Paris: Balland.

2º ano

2 seminários semestrais - Elaboração do Projeto de Tese e Defesa do Projeto de Tese - e 1 seminário anual - Seminário de Investigação e Discussão (20 ECTS  x 3).


3º e 4º ano

2 seminários plurianuais:
Orientação da Tese (Dissertation supervision) (40 ECTS) e Elaboração da Tese (Dissertation) (80 ECTS).