Seminário aberto

Media e género no espaço público: o caso das representações mediáticas da violência doméstica "

Rita Basílio de Simões (Dept. de Filosofia, Comunicação e Informação, FLUC)

13 de março de 2015, 11h00

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Resumo

Nas sociedades mediatizadas em que vivemos, a seleção e a definição das questões que despertam a atenção pública generalizada é, pelo menos em parte, um produto da ação de mediação social realizada pelos media. Daí que os movimentos interessados em afetar o estatuto e a posição de coletivos sociais sistematicamente discriminados e diminuídos mantenham viva a crítica da força social que os media representam. Por configurarem um repositório vibrante de ideias acerca da sociedade, do modo como esta se encontra organizada e de como essa organização está ancorada em modelos culturais específicos, as representações mediáticas da lei e da ordem são particularmente interessantes neste contexto. Em especial, as representações mediáticas do crime e do seu controlo permitem que questionemos quem decide quais são os comportamentos que devem ser considerados ilícitos, como o faz e de que modo essa ordenação e essas definições criam ou desestabilizam posições de poder. É dessas representações, da sua articulação com as dinâmicas de reconhecimento das políticas da identidade e da ressonância sociopolítica que deixam adivinhar que tratará esta comunicação.

Jewkes, Y. (2004). Media & Crime: Key Approaches to Criminology, London: Sage.

Penedo, Cristina (2003). O Crime nos Media: O que nos dizem as notícias quando nos falam de crime, Lisboa: Livros Horizonte.

Pina, Sara (2009). Media e Leis Penais, Coimbra: Almedina.

Simões, Rita Basílio (2007). A Violência contra as Mulheres nos Media. Lutas de Género no Discurso das Notícias (1975-2002). Coimbra: Coimbra Editora.

_____ (2011). Crime, Castigo e Género nas Sociedades Mediatizadas: Políticas de (In)justiça nos Discurso dos Media, Tese de Doutoramento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/17894.

_____ Camponez, Carlos & Peixinho, Ana Tersa [eds.] (2013). Justiça e Comunicação: O Diálogo (Im)Possível, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Surette, Ray (1998). Media, Crime and Justice: Images and Realities, Belmont CA: Thomson/Wadsworth.

Nota biográfica

Doutorada em Ciências da Comunicação, Rita Basílio de Simões é professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. As suas principais temáticas de interesse são os estudos dos media em articulação com os estudos feministas, a criminologia e a sociologia penal, áreas no âmbito das quais tem produzido trabalho que se encontra publicado em livros e publicações científicas. Membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra e colaboradora do Centro de Investigação Media e Jornalismo, tem conduzido e participado em projetos de investigação nacionais e internacionais, a exemplo do projeto “Género e produção noticiosa: uma análise da produção e das organizações noticiosas em termos de género”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/IVC-COM/4881/2012) e ainda em curso.

Atividade no âmbito do Programa de Doutoramento em Estudos Americanos