Seminário aberto

Espaço, Tempo, e Gesto na Comédia de Situação Americana Clássica

Sérgio Branco (Estudos Artísticos-FLUC)

1 de novembro de 2013, 11h00

Sala de Seminário do IENA (6º piso), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Resumo

Este seminário tem como objeto de estudo as comédias de situação (mais conhecidas como sitcoms) americanas clássicas, filmadas cena a cena, num palco de estúdio, e utilizando múltiplas câmaras que não ultrapassam o proscénio. Será dada particular importância à inscrição dos gestos dos actores no espaço perfeitamente confinado e no tempo que se desenrola que este modo de filmagem favorece. A análise detalhada de séries de televisão como Cheers (1982-93) e Frasier (1993-2004) mostram como as técnicas associadas a estas comédias podem ser usadas de modo complexo e distintivo, relacionando a dimensão de palco destas obras com a proximidade de um conjunto de personagens e com o mundo que essa comunidade delimita para si.

 

Nota biográfica

Sérgio Dias Branco é Professor Auxiliar Convidado de Estudos Fílmicos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde coordena os estudos fílmicos e da imagem no curso de Estudos Artísticos. É investigador em cinema e filosofia no IFL (Instituto de Filosofia da Linguagem) na Universidade Nova de Lisboa e membro convidado do grupo de análise fílmica The Magnifying Class na Universidade de Oxford. Co-edita as revistas Cinema: Revista de Filosofia e Imagem em Movimento (http://cjpmi.ifl.pt) e Conversations: The Journal of Cavellian Studies (https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/conversations).

Tem diversos capítulos de livros e artigos publicados sobre cinema, televisão, e vídeo, nomeadamente nas revistas Refractory e Fata Morgana. Tem apresentado trabalhos científicos nestas áreas em muitas universidades, designadamente na Universidade de Nova Iorque, Universidade Yale, e Universidade de Glasgow.


Nota: Atividade no âmbito do Programa de Doutoramento "Estudos Americanos"