Seminário

Vigiar e punir: as prisões no séc. XXI

27 de abril de 2015, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Os Estados Europeus têm vindo a apresentar, na generalidade, um aumento da reclusão, o que tem vindo a ser apontando como uma decisão de criminalizar progressivamente mais comportamentos e do endurecimento e alongamento as penas, mais do que um aumento efetivo do registo de crime.

Foucault referia-se ao papel da prisão como essencial na “sociedade disciplinar”, na medida em que se inseria no seio da sociedade, inter-relacionando-se com as outras instituições estatais. No processo de “prisionação” (Donald Clemmer), o recluso adapta-se e socializa com outros reclusos, segundo as regras vividas na prisão, aprendendo “novas técnicas criminosas”. Tudo se entrecruza na prisão e as redes de poder que ali se estabelecem são fruto de interações entre os presos e os técnicos que ali trabalham e que vão fazendo a mediação das tensões com o interior e exterior dessa instituição.

Neste seminário pretende-se, através da reflexão teórica e da experiência prática dos profissionais, discutir as relações de poder dentro das prisões, o papel das prisões as sociedades atuais, sobretudo no que concerne a realidade europeia e portuguesa. Qual o papel da prisão nos dias de hoje? É possível ressocializar quem entra no sistema? Que tipo de projetos são, na prática, implementados?

Cada um dos intervenientes fará uma intervenção inicial de 20 minutos, seguindo-se um período de debate entre estes, os comentadores e o público.

Dialogantes | Luís Miranda Pereira – Primeiro Presidente do Instituto de Reinserção Social e Diretor- Geral dos Serviços Prisionais, Aposentado., J. J. Semedo Moreira –  Antropólogo. Diretor de Serviços de Organização, Planeamento e Relações Externas da DGRSP. (presença a confirmar)

Comentadores | Paula Sobral e Rodrigo Guerra (Doutorandos DJC XXI)

Moderadora | Maria João Guia (Doutoranda DJC XXI)

Organização | João Pedroso e Maria João Guia