José Valter Arcanjo da Ponte

Valter Ponte é doutorando no Programa de Doutoramento em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e pesquisador do Grupo de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Clientes, liderado pela Profa. Dra. Gisela Demo, da Universidade de Brasília. Tem Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1974), com equivalência de Maîtrise es Sciences Naturelles (1977) e Diplôme d´Études Approfondies (DEA) en Physiologie Végétale pela Université de Paris VII (1978). Atualmente é Analista Judiciário do Superior Tribunal de Justiça, com MBA em Gestão de Serviços e Atendimento a Clientes da Fundação Getúlio Vargas (2007). Coordenou projetos da Nova Inclusão do Programa Formação Cidadã na parceria UNESCO / Prefeitura de São Paulo. Participou da equipe que estuda a exclusão social e a nova estratificação social no Brasil, liderada pelo Prof. Dr. Marcio Pochmann. Participou como coordenador do livro Agenda não-liberal da exclusão social (2005) e colaborou na edição da série Atlas da Nova Estratificação Social no Brasil, vol. 1 - Classe Média - Desenvolvimento e Crise (2006), vol. 2 - Trabalhadores Urbanos: Ocupação e queda na renda (2007) e vol 3 - Proprietários - concentração e continuidade (2009), publicada pela Cortez Editora. É co-autor, com Gisela Demo, de Marketing de relacionamento: estado da arte e estudos de casos, 2008, pela Editora Atlas. Atuou na área de Ensino a Distância na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e chefiou a Seção de Desenvolvimento Técnico e Gerencial da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas do Superior Tribunal de Justiça.

Livro

Pochmann, Marcio; Amorim, Ricardo L. C.; Guerra, Alexandre; Vaz, Fabio Monteiro; Benedito, Marcelo; Oliveira, Marcos P.; Pereira, Marco Antonio; Fronzaglia, Mauricio; Coelho, Rodrigo; Ponte, Valter (2009), Atlas da Nova Estratificação Social no Brasil - Proprietários - concentração e continuidade.. São Paulo: Cortez Editora

Ponte, José Valter Arcanjo da (2008), CRM e o setor público, in Gisela Demo e Valter Ponte (org.), Marketing de Relacionamento (CRM): estado da arte e estudos de caso.. São Paulo: Atlas, 202-220

Livro