Formação Avançada
Cursos de Formação Avançada
Noronha, Susana de (2023), formador no "Visual Methodologies Workshop", III Monsters Summer School - Tracing, Remembering and Reclaiming Queer Lives, 19 de setembro, Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais (CES).
Noronha, Susana de (2021), formador no Oficina Na Terceira Metade do Texto: oficina de escrita criativa para as ciências sociais [manual prático], no âmbito das atividades do Doutoramento em Sociologia, 28 de maio, Instituto de Ciências Sociais (ICS), Universidade do Minho, Braga.
Noronha, Susana de (2020), formador no Oficina "Na Terceira Metade do Texto: oficina de escrita criativa para as ciências sociais [manual prático]", no âmbito das atividades do Doutoramento em Sociologia, 16 de Janeiro, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga.
Noronha, Susana de (2019), formador no Oficina "Metodologias Imaginativas na Ciência? Refazer a escrita, a ilustração e o desenho etnográfico" - Módulo I - Na Terceira Metade do Texto: oficina de escrita criativa na e para a investigação em ciência social [manual prático] e Módulo II - Oficina de Ilustração Científica Criativa: como (re)misturar arte, imaginação e ciência social [manual teórico] - na Escola de Verão/Summer School bilingue CreA(c)tivar o Fazer Científico nas Ciências Sociais e Humanidades/CreA(c)tivating Scientific Making in the Social Sciences & Humanities, Casa da Escrita, Centro de Estudos Sociais.
Noronha, Susana de (2019), formador no "Oficina de Ilustração Científica Criativa: como (re)misturar arte, imaginação e ciência social [manual teórico]", 4ª Edição do Ciclo de formação Publicar sem Perecer: sobreviver ao turbilhão, 10 de Abril, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.
Noronha, Susana de (2018), formador no I Ciclo Oficinas de Metodologias Criativas Para Investigação: Módulo I - Na Terceira Metade do Texto: oficina de escrita criativa na e para a investigação em ciência social [manual prático] + Módulo II - Oficina de Ilustração Científica Criativa: como (re)misturar arte, imaginação e ciência [manual teórico] 4 e 5 de Dezembro, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) - Universidade do Minho.
Orientações de Projetos Doutorais
22-07-2024 - Coorientação (com João Arriscado Nunes) do projeto de Doutoramento "Interseção de raça, género e classe - uma análise das experiências de gravidez, parto e pós-parto das mães negras e afrodescendentes em Lisboa (Programa de Doutoramento Pós-Colonialismos e Cidadania Global, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal)", da autoria de Laura Brito.
em curso - Coorientação (com Sara Amaral e Ana Rita Maldonado) do projeto de Doutoramento "(título provisório) Eficácia do design de informação/ilustração científica enquanto veículo de Comunicação de Ciência, Programa de Doutoramento "Biologia Experimental e Biomedicina", no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, Portugal", da autoria de Ana Vasconcelos.
em curso - Coorientação (com João Arriscado Nunes ) do projeto de Doutoramento "Práticas contra-hegemónicas na assistência ao parto em Portugal: os saberes de doulas e parteiras (Programa de Doutoramento Pós-Colonialismos e Cidadania Global, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal)", da autoria de Jéssica Araldi.
em curso - Coorientação (com Margarida Medeiros) do projeto de Doutoramento "Rupturas e transgressões da apropriação artística da doença oncológica, na estrutura panóptica de poder e enclausuramento do corpo (Programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação, Especialidade de Comunicação e Artes, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH-NOVA), Lisboa)", da autoria de Luís Bento.
Supervisões de Projetos Pós-doutorais
01-08-2024 - Supervisão do projeto "Por uma Epistemologia do Encontro: Aproximações para outro 'Pensar-Sentir' na Formação em Saúde", da autoria de Maria Beatriz Barreto do Carmo.
Orientações de Teses de Mestrado
10-03-2022 - Coorientação (com Michael Uzendoski) da tese de Mestrado "Beyond Abyssal Thinking, Towards General Theories of Health: COVID-19 Case Experience (Mestrado em Antropologia, Departamento de Antropología, Historia y Humanidades da Facultad Latinoamericana De Ciencias Sociales, Equador)", da autoria de Marwa Saleh.
27-01-2021 - Coorientação (com Ana Luísa Martinho) da tese de Mestrado "As Mulheres com Cancro da Mama e a Vida Profissional (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), Instituto Politécnico do Porto (IPP), Porto)", da autoria de Filomena R. Vinhais de Sá.
Orientações de Outros Projetos
31-07-2023 - Orientação do projeto "Estágio de investigação doutoral de Elisa Castellaccio, com projeto de tese relacionado com a organização do cuidado em estabelecimentos de saúde para pacientes com a doença de Alzheimer, a conduzir no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal, a realizar doutoramento no Departamento de Sociologia e Direito Económico da Universidade de Bolonha, Itália", da autoria de Elisa Castellaccio.
28-02-2022 - Orientação do projeto "Estágio de investigação doutoral com o projeto de tese Ogunhiê! - Estudo da performance da incorporação do orixá Ogum na Umbanda e possibilidades para o trabalho de atores e atrizes, conduzido Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA)", da autoria de Daniela Beny Polito Moraes .
29-09-2020 - Coorientação (com Ana Raquel Matos) do projeto "Estágio Doutoral: Itinerários terapêuticos e corporais de pessoas vivendo com hemofilia, conduzido na Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética", da autoria de Tiago Felix Marques.
22-01-2020 - Orientação do projeto "Estágio Doutoral: Políticas Públicas, Implementación y Emociones: Caso de estudio: Política Pública de Salud para las Niñas, Niños y Adolescentes con Cáncer en el Instituto Nacional de Cancerología, Bogotá - Colombia", da autoria de María Camila Pinzón Segura.