Paula Casaleiro

Paula Casaleiro é investigadora no projeto QUALIS - Qualidade da Justiça em Portugal! Impacto das condições de trabalho no desempenho profissional de juízes e magistrados do Ministério Público, coordenado por João Paulo Dias e Conceição Gomes, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, integrando o núcleo DECIDe. Atualmente, é ainda cocoordenadora da secção temática "Sociologia do Direito e da Justiça" da Associação Portuguesa de Sociologia. Tem o grau de Doutora em Sociologia do Direito, no âmbito do programa «Direito, Justiça e Cidadania no séc. XXI», pela Universidade de Coimbra, bem como o grau de mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Em 2018, recebeu o Prémio Fundação Eng. António de Almeida, com a tese de doutoramento "Justiça procura perícia(s). Os processos de regulação das responsabilidades parentais". Os interesses actuais de investigação centram-se em questões associadas ao direito e à justiça de família e das crianças, em particular a regulação do exercício das responsabilidades parentais, à relação entre direito e ciência e género, e às condições de trabalho no sistema judicial.

Alves, Fátima; Leal Filho, Walter; Casaleiro, Paula; Nagy, Gustavo J.; Diaz, Harry; Al-Amin, Abul Quasem; de Andrade Guerra, José Baltazar Salgueirinho Osório; Hurlbert, Margot; Farooq, Harith; Klavins, Maris; Saroar, Mustafa; Lorencova, Eliska Krkoska; Suresh, Jain; Soares, Amadeu; Morgado, Fernando; O?Hare, Paul; Wolf, Franziska; Azeiteiro, Ulisses M. (2020), "Climate change policies and agendas: Facing implementation challenges and guiding responses", Environmental Science & Policy, 104, 190-198

Casaleiro, Paula; Lima, Teresa Maneca; Relvas, Ana Paula; Henriques, Marina; Dias, João Paulo (2019), "Condições de trabalho e qualidade de trabalho: reflexões para um estudo das profissões judiciais", International Journal on Working Conditions, 18, 83-97

Pedroso, João; Casaleiro, Paula; Branco, Patrícia (2019), Desvio e crime juvenil no feminino em Portugal: invisibilidade, benevolência e repressão, in Germano Schwartz e Renata Almeida da Costa (org.), Sociologia do Direito em movimento. Canoas, Brasil: Editora Unilasalle, 93-110