Investigação

Produção cultural

Indústrias culturais

Intermediação cultural

Consumos culturais e públicos da cultura

Culturas urbanas

Culturas juvenis

Projetos de investigação

2022-09 - 2025-08 - "SOCIO-ECOS. Construyendo una sociedad sostenible. Movilización, participación y gestión de prácticas socio-ecológicas.", coordenado por Benjamín Tejerina - Universidad del País Vasco , financiado por Governo de Espanha.

2022-07-01 - 2026-06-30 - "IN Situ - Place-based innovation of cultural and creative industries in non-urban areas", coordenado por Nancy Duxbury, financiado por Comissão Europeia.

2020-02 - 2024-01 - "UNCHARTED - Understanding, Capturing and Fostering the Societal Value of Culture", coordenado por Arturo Rodriguez Morató, financiado por H2020, RIA - Research and Innovation action.

2019-06 - 2020 - "Estudo de Diagnóstico sobre práticas de participação cultural em Coimbra", coordenado por Paulo Peixoto, financiado por Câmara Municipal de Coimbra .

2016 - 2018 - "Under Connected. Luso-Brazilian musical scenes on and offline", coordenado por Paula Guerra - Instituto de Sociologia/FLUP, financiado por FCT/CAPES.

2013 - 2013 - "ESTUDO SOBRE A REDE "5 SENTIDOS"", coordenado por Claudino Ferreira, financiado por Rede 5 Sentidos.

2012 - 2015 - "Keep it simple, make it fast! Prolegómenos e cenas punk, um caminho para a contemporaneidade portuguesa (1977-2012)", coordenado por Paula Maria Guerra Tavares - Instituto de Sociologia/FLUP, financiado por FCT.

2009 - 2013 - ""Os públicos do Teatro Nacional D. Maria II"", coordenado por Claudino Ferreira, financiado por Teatro Nacional D. Maria II.

2007 - 2010 - "Investigações Urbanas Comparadas Brasil-Portugal: Cidades, Património e Consumo.", coordenado por Carlos Fortuna (CES/FEUC) e Rogério Proença Leite (UFS), financiado por CNPq.

2007 - 2008 - "Fluxos Turísticos no Centro Histórico de Coimbra: Gestão Integrada de Equipamentos Turísticos Urbanos.", coordenado por Carlos Fortuna, financiado por Direcção-Geral do Turismo e Instituto Turismo de Portugal..

2006 - 2007 - "Atlas Cultural da Região Centro", coordenado por Carlos Fortuna, financiado por Delegação Regional da Cultura do Centro.

2006 - 2007 - "Observatório Permanente dos Públicos do teatro Aveirense.", coordenado por Carlos Fortuna.
              - Teatro Aveirense

2005 - 2007 - "Dinâmicas de recomposição socioeconómicas dos centros históricos: o caso de Coimbra.", coordenado por Carlos Fortuna, financiado por Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2005 - 2006 - "Cidades, Patrimônio e Consumo Cultural em Perspectiva Comparada.", coordenado por Carlos Fortuna (Portugal) e Rogério Proença Leite (Brasil), financiado por CNPq (Brasil).
              - Universidade Federal de Sergipe
              - Universidade Estadual de Campinas
              - Universidade de S. Paulo
              - Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo
              - Universidade Federal do Ceará
              - Universidade Federal do Amazonas

2000 - 2003 - "Intermediários culturais, espaço público e cultura urbana", coordenado por Carlos Fortuna, financiado por Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

1997 - 1999 - "Cidades, Património e Identidade em Tempos de Globalização", coordenado por Carlos Fortuna, financiado por ICCTI (Portugal) e CAPES (Brasil).
              - Universidade Estadual de Campinas

1996 - 2000 - "A modernização de algumas cidades portuguesas em face de culturas urbanas globalizadas - sub-projecto de A sociedade portuguesa perante os desafios da globalização: modernização económica social e cultural", coordenado por Boaventura de Sousa Santos, financiado por Fundação para a Ciência e a Tecnologia (programa Praxis XXI).

1995 - 1999 - "Culturas urbanas e imagens das cidades: recursos, práticas e acontecimentos culturais em algumas cidades portuguesas", coordenado por Carlos Fortuna, financiado por Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica  JNICT.
              - Faculdade de Economia da Universidade do Porto

1995 - 1999 - "Práticas culturais em espaço urbano: o caso do Porto", coordenado por Carlos Fortuna, financiado por Câmara Municipal do Porto.

1995 - 1999 - "Um estudo sobre as práticas culturais no concelho de Aveiro", coordenado por Carlos Fortuna, financiado por Câmara Municipal de Aveiro.

1991 - 1995 - "Turismo e cultura em Portugal: quatro estudos sobre mentalidades, práticas e impactes sociais", coordenado por Carlos Fortuna, financiado por Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica - JNICT.

Rede Brasil/Portugal de Estudos Urbanos

Todas as Artes - Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes

Under Connected. Luso-Brazilian musical scenes on and offline
    Parceiros da Rede:
              - Universidade do Porto (Faculdade de Letras/Instituto de Sociologia)
              - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
              - Universidade Federal Fluminense (UFF)
              - Universidade de Coimbra (FEUC/CES)