Licínia Simão

Licínia Simão, doutorada em Relações Internacionais (especialidade de Estudos Europeus) pela Universidade de Coimbra, é professora auxiliar em Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais, estando envolvida em diversos projectos de investigação centrados no espaço pós-Soviético. Desde Dezembro de 2018, está em funções oficiais como assessora do Ministro da Defesa Nacional. É a atual Coordenadora da Secção de Relações Internacionais da Associação Portuguesa de Ciência Política (SRI/APCP) e membro do Conselho Consultivo do Georgian Institute of Politics, em Tbilisi. Foi investigadora visitante no Center for European Policy Studies, em Bruxelas e no Centre for European Studies, na Universidade de Carleton, em Otava. Os seus interesses académicos incluem Política Externa e Estudos de Segurança, com enfoque na Política Externa Europeia e no Espaço Pós-Soviético. A sua mais recente publicação é o livro "The EU's Neighbourhood Policy towards the South Caucasus: Expanding the European Security Community" (Palgrave Macmillan, 2018).

Simão, Licínia (2020), The South Caucasus and the West: From hegemony to contestation,, in Galina M. Yemelianova and Laurence Broers (org.), Routledge Handbook of the Caucasus. Londres: Routledge

Freire, Maria Raquel; Simão, Licínia (2020), Turning points and shifting understandings of European security: The European Neighbourhood Policy's development, in Rick Fawn (org.), Managing Security Threats along the EU's Eastern Flanks. Londres: Palgrave Macmilan

Simão, Licínia (2019), "As crises da ordem liberal", R:I. Relações Internacionais, 63, setembro, 39-51