Licínia Simão

Licínia Simão, doutorada em Relações Internacionais (especialidade de Estudos Europeus) pela Universidade de Coimbra, é professora auxiliar em Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais, estando envolvida em diversos projectos de investigação centrados no espaço pós-Soviético. Desde Dezembro de 2018, está em funções oficiais como assessora do Ministro da Defesa Nacional. Foi a Coordenadora da Secção de Relações Internacionais da Associação Portuguesa de Ciência Política (SRI/APCP), entre 2018 e 2021, e é membro do Conselho Consultivo do Georgian Institute of Politics, em Tbilisi. Foi investigadora visitante no Center for European Policy Studies, em Bruxelas e no Centre for European Studies, na Universidade de Carleton, em Otava. Os seus interesses académicos incluem Política Externa e Estudos de Segurança, com enfoque na Política Externa e de Segurança e Defesa Europeia e no Espaço Pós-Soviético.

Freire, Maria Raquel; Simão, Licínia (2021), Peace and Security in the Age of Hybrid Wars, in Oliver P. Richmond and Gëzim Visoka (org.), The Oxford Handbook of Peacebuilding, Statebuilding, and Peace Formation. Oxford: Oxford University Press

Simão, Licínia (2020), The South Caucasus and the West: From hegemony to contestation,, in Galina M. Yemelianova and Laurence Broers (org.), Routledge Handbook of the Caucasus. Londres: Routledge

Freire, Maria Raquel; Simão, Licínia (2020), Turning Points and Shifting Understandings of European Security: The European Neighbourhood Policy's Development, in Rick Fawn (org.), Managing Security Threats along the EU's Eastern Flanks. Cham: Springer International Publishing, 31-52