José Tomás da Silva

José Manuel Tomás da Silva é licenciado em Psicologia pela Universidade de Coimbra e doutorado em Psicologia, na área de especialização em Orientação Vocacional, pela mesma universidade. É docente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra tendo a seu cargo a regência de cadeiras na área da Estatística aplicada às ciências do comportamento e da Psicologia Vocacional. Foi coordenador científico do Grupo de Investigação "Cognição, Emoção, Aprendizagem e Desenvolvimento de Carreira", do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), até Dezembro de 2013. Actualmente é o Coordenador do Centro de Tratamento e de Análise de Dados (CTAD), do Serviço de Consulta de Orientação Vocacional e Membro Sénior do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (LAPP), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra. É autor de diversas comunicações em congressos nacionais e internacionais e variadas publicações em livros e revistas científicas. Ultimamente tem realizado investigação na área da qualidade métrica de instrumentos de avaliação psicológica e na área da psicologia da carreira. Tem ainda colaborado, no âmbito de um projeto de R&D financiado pela FCT, em várias publicações sobre comportamento anti-social e transição para a vida adulta.

Fonseca, Gabriela; da Silva, José Tomás; Paixão, Maria Paula; Crespo, Carla; Relvas, Ana Paula (2019), "Future Hopes and Fears of Portuguese Emerging Adults in Macroeconomic Hard Times: The Role of Economic Strain and Family Functioning", Emerging Adulthood, September 12, 2019, 216769681987495

Fonseca, Gabriela; Silva, José Tomás da; Paixão, Maria; Cunha, Diana; Crespo, Carla; Relvas, Paula (2019), "Emerging Adults Thinking About Their Future: Development of the Portuguese Version of the Hopes and Fears Questionnaire", Emerging Adulthood, 7, 6, 444-450

Duarte, Maria Eduarda; Paixão, Maria Paula; da Silva, José Tomás (2019), Life-Design Counselling from an Innovative Career Counselling Perspective, in Jacobus G. Maree (org.), Handbook of Innovative Career Counselling. Springer International Publishing, 35-51