Elísio Estanque

Nasceu no Alentejo (Rio de Moinhos - Aljustrel), tendo frequentado o ensino secundário em Aljustrel, Liceu Nacional de Faro, Externato Marquês de Pombal, Lisboa. Com 16 anos fixou residência nesta cidade, onde trabalhou e continuou os estudos. Foi activista sindical e de diversos movimentos sociais no período revolucionário (1974-1975). Como trabalhador-estudante frequentou e concluiu a licenciatura em Sociologia no ISCTE - Universidade de Lisboa entre 1981 e 1985. Em Novembro de 1985 integrou a equipe de sociologia/ ciências sociais da FEUC, onde se mantém. Desde sempre foi irreverente, independente e crítico dos abusos de poder de todos os tipos; continua activista de diferentes causas de esquerda, mas é contra quaisquer seguidismos e alinhamentos cegos. Procura usar os seus conhecimentos e experiência ao serviço dos valores democráticos e do combate às injustiças sociais.

Estanque, Elísio; Costa, Hermes; Fonseca, Dora (2018), Building the 'Contraption': Anti-austerity movements and political alternative in Portugal, in Martinez, B. et al. (org.), Social Movements and the Radical Left. London: Routledge

Livro

Estanque, Elísio; João Teixeira Lopes; Sebastião, João; Silva, José Pedro; Mineiro, João (orgs.) (2018), Caloiros e Doutores: um estudo sociológico sobre a praxe em Portugal (co-autor). Lisboa: Mundos Sociais

Estanque, Elísio (2017), "2017, "Portugal e o Estado providência: fragilidades, dependências e ameaças"", NORUS - Novos Rumos Sociológicos. Revista ds-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil., 5, 8, pp. 33-70