Elísio Estanque

Nota biográfica

Nasceu no Alentejo (Rio de Moinhos - Aljustrel), tendo frequentado o ensino secundário em Aljustrel, Liceu Nacional de Faro, Externato Marquês de Pombal, Lisboa. Com 16 anos fixou residência nesta cidade, onde trabalhou e continuou os estudos. Foi ativista sindical e de diversos movimentos sociais no período revolucionário (1974-1975). Como trabalhador-estudante frequentou e concluiu a licenciatura em Sociologia no ISCTE - Universidade de Lisboa entre 1981 e 1985. Em Novembro de 1985 integrou a equipa de sociologia/ ciências sociais da FEUC e o Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra. Desde sempre foi irreverente, independente e crítico dos abusos de poder de todos os tipos; continua ativista de diferentes causas de esquerda, mas é contra quaisquer seguidismos e alinhamentos cegos. Procura usar os seus conhecimentos e experiência ao serviço dos valores democráticos e do combate às injustiças sociais. Colabora com regularidade na imprensa escrita, nomeadamente no jornal Público. No plano académico desenvolveu pesquisa fundamentalmente em áreas como: i) sociologia do trabalho e da empresa, tendo realizado provas pedagógico-científicas e doutoramento sobre o setor industrial do calçado (no qual desenvolveu uma pesquisa em São João da Madeira c/ base na 'observação participante' numa empresa local, trabalhando como operário durante vários meses); ii) sociologia das organizações; iii) movimentos sociais e sindicalismo; iv) movimento estudantil e culturas juvenis; v) classes e desigualdades sociais. Como docente da Faculdade de Economia lecionou diversas disciplinas de licenciatura, mestrado e doutoramento, sendo também cocoordenador do programa de doutoramento em Sociologia - Relações de Trabalho, Desigualdades e Sindicalismo. Como professor/pesquisador visitante circulou por diversas universidades internacionais, nomeadamente no Brasil (USP-S.Paulo, Unicamp, UNESP-Franca, UFPel, etc.), nos EUA (universidade de Wisconsin-Madison), na França (Univ. Science Po - Bordéus), e na Alemanha (Friedrich-Schiller University, Jena). É atualmente professor visitante (contratado) na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS).

Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Estanque, Elísio; Barbosa, Agnaldo; Vannuchi, Maria Lúcia; Marques Mendes, Alexandre (2024), "Precariedade e racialidade: experiências de trabalho no Brasil e em Portugal", Caderno CRH - UFBA, 2º vol. 2024, 38

Artigo em Revista Científica