Elísio Estanque

Nasceu no Alentejo (Rio de Moinhos - Aljustrel), tendo frequentado o ensino secundário em Aljustrel, Liceu Nacional de Faro, Externato Marquês de Pombal, Lisboa. Com 16 anos fixou residência nesta cidade, onde trabalhou e continuou os estudos. Foi activista sindical e de diversos movimentos sociais no período revolucionário (1974-1975). Como trabalhador-estudante frequentou e concluiu a licenciatura em Sociologia no ISCTE - Universidade de Lisboa entre 1981 e 1985. Em Novembro de 1985 integrou a equipa de sociologia/ ciências sociais da FEUC, onde se mantém. Desde sempre foi irreverente, independente e crítico dos abusos de poder de todos os tipos; continua activista de diferentes causas de esquerda, mas é contra quaisquer seguidismos e alinhamentos cegos. Procura usar os seus conhecimentos e experiência ao serviço dos valores democráticos e do combate às injustiças sociais. Colabora com regularidade na imprensa escrita, nomeadamente no jornal Público. No plano académico desenvolveu pesquisa fundamentalmente em áreas como: i) sociologia do trabalho e da empresa, tendo realizado provas pedagógico-científicas e doutoramento sobre o setor industrial do calçado (no qual desenvolveu uma pesquisa em São João da Madeira c/ base na 'observação participante' numa empresa local, trabalhando como operário durante vários meses); ii) sociologia das organizações; iii) movimentos sociais e sindicalismo; iv) movimento estudantil e culturas juvenis; v) classes e desigualdades sociais. Como docente da Faculdade de Economia lecionou diversas disciplinas de licenciatura, mestrado e doutoramento, sendo também cocoordenador do programa de doutoramento em Sociologia - Relações de Trabalho, Desigualdades e Sindicalismo. Como professor/pesquisador visitante circulou por diversas universidades internacionais, nomeadamente no Brasil (USP-S.Paulo, Unicamp, UNESP-Franca, UFPel, etc.), nos EUA (universidade de Wisconsin-Madison), na França (Univ. Science Po - Bordéus), e na Alemanha (Friedrich-Schiller University, Jena).

Estanque, Elísio; Neves da Costa, Daniel (2021), "Dossier: Transformar o capitalismo com as utopias reais: em torno do legado de Erik Olin Wright. Uma introdução", Revista Crítica de Ciências Sociais, 124, 101-110

Silva, José Pedro; Mineiro, João; Estanque, Elísio; Sebastião, João; Lopes, João Teixeira (2021), "Each person in their place: the 'praxe' as a ritual of integration, stratification and differentiation", Journal of Youth Studies, 24, 3, 1-15

Estanque, Elísio; Climent, Victor (2021), "Labor and informal work in North-South relations: a study on Iberian countries and Latin-America", Tempo Social, 33, 2, 209-229