Cláudia Nogueira
Nota biográfica
Cláudia Nogueira é investigadora do Centro de Estudos Sociais. Doutorou-se em Sociologia, com a tese "Para lá dos Silenciamentos. Sofrimento mental, integralidade e (im)possibilidades de uma ecologia de cuidados". Os seus atuais interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com as temáticas do Sofrimento Mental, Paradigma da Integralidade, Ecologia de Cuidados, Políticas Públicas de Saúde, Equipas de Saúde Mental Comunitária, Diversidade epistemológica na saúde e Espiritualidade-Saúde. Participou num estudo pioneiro sobre a desinstitucionalização psiquiátrica em Portugal, tendo publicado, em coautoria, "Doença Mental, Instituições e Famílias. Os desafios da desinstitucionalização em Portugal", com Pedro Hespanha et al. (Almedina, 2012). Atualmente, é membro da equipa portuguesa da FRANET (2022-2026), a rede de investigação multidisciplinar da Agência dos Direitos Fundamentais da UE. Neste âmbito, participa no projeto "Proteção dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência que vivem em instituições".
Últimas Publicações
Artigo em Revista Científica
Nogueira, Cláudia (2024), "Paradoxos e fragilidades na intervenção de uma Equipa Comunitária de Saúde Mental: breves ecos de uma pesquisa etnográfica", Plataforma Barómetro Social, 1ª Série de 2024, (Abril de 2024)
Ler maisCapítulo em Livro
Nogueira, Cláudia (2021), Entre o compromisso de cuidar e a (in)evitável herança biomédica: virtualidades, limites e desafios de uma Equipa de Saúde Mental Comunitária, in Breno Fontes; Viviane Silva (org.), Rios e Represas: olhares para a saúde mental. Porto Alegre: CirKula, 47-109
Ler mais