Clara Keating

Clara Keating (M.Phil, Cambridge, PhD, Lancaster), Professora Auxiliar de Estudos Linguísticos e do Discurso na Faculdade de Letras e investigadora do NHUMEP/CES, Universidade de Coimbra. Desenvolvo pesquisa sociolinguística crítica sobre multilinguismo, ideologias linguísticas e lectoescrita como acção e actividade textualmente mediada, em contextos de migrações em português. Presidente da Associação Internacional de Estudos do Discurso e Sociedade (EDiSo) e delegada nacional da rede COST Novos Falantes na Europa Multilingue, colaboro em projetos de formação ao longo da vida em português língua estrangeira, educação e comunicação intercultural, aprendizagem informal e letramentos em contextos digitais. Na docência em 1º, 2º e 3º ciclo, articulo temas de linguística, discurso e sociolinguística com os estudos sociais, feministas, culturais e da antropologia, em particular a relação entre linguagem, literacia, ideologia e poder.

Keating, Clara (2018), "Language, literacy and linguistic diversity in Portugal: past and present discourses", International Journal of the Sociology of Language, Special issue "Discourses about Literacy: Critical, Historical and Ethnographic Research in Brazil, Portugal and Timor-Leste", Marilyn Martin-Jones & Izabel Magalhães, eds., tba, tba

Keating, Clara (2017), Do sofá para fora do armário: linguística ao lado, in Isabel Caldeira, Graça Capinha e Jacinta Matos (org.) (org.), The edge of one of many circles: homenagem a Irene Ramalho Santos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 203-207

Keating, Clara (2015), "Desxenofobando": dinâmicas materiais e movimentos dos sentidos nas oficinas biográficas, in Elsa Lechner (org.), Rostos, Vozes e Silêncios: uma pesquisa biográfica colaborativa com imigrantes em Portugal. Coimbra: Almedina, 145-170