Vasco Martins

Vasco Martins é Investigador em Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra no âmbito do projecto "CROME - Crossed Memories, Politics of Silence. The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times". É doutorado em Estudos Africanos pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, com uma tese intitulada The Plateau of Trials: Modern Ethnicity in Angola. Realizou um mestrado em Nationalism and Ethnic Conflict na Universidade de Londres e é licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação relacionam-se com questões de memória, guerra e nacionalismo em situações de formação de estado e nação, particularmente em países com trajectórias de guerra civil e/ou de libertação.

Martins, Vasco (2018), Independência de Angola (1975), in Miguel Cardina e Bruno Sena Martins (org.), As voltas do passado. A guerra colonial e as lutas de libertação. Lisboa: Tinta-da-China, 338-344

Martins, Vasco (2016), "Politics of power and hierarchies of citizenship in Angola", Citizenship Studies, 21, 1, 100-115

Martins, Vasco (2016), Segurança, etnicidade e nacionalismo: interpretação, instrumentalização e resolução, in Raquel Santos Duque, Diogo Noivo e Teresa Almeida e Silva (org.), Segurança Contemporânea. Lisboa: Pactor, 85-98