Ana Drago

Nota biográfica

Ana Drago faz investigação no Observatório sobre Crises e Alternativas do CES. Licenciou-se em Sociologia em 2001 pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com a monografia final "Agitar antes de ousar: o movimento estudantil anti-propinas", entretanto publicado em livro. Em 2020, doutorou-se em Estudos Urbanos pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa/FCSH - Universidade Nova de Lisboa, com a dissertação "Um país a tornar-se urbano e democrático: a questão urbana na primeira década da democracia portuguesa". Nesse trabalho procurou discutir a forma como o regime democrático e os diferentes actores politizaram e/ou despolitizaram a desigualdade e o desordenamento urbano que marcavam o processo de metropolização em torno de Lisboa, no período entre a revolução de Abril e adesão de Portugal à CEE em 1986. Tem publicado trabalhos em colectâneas portuguesas e revistas internacionais sobre a relação entre politização e processo urbano, políticas de habitação e efeitos da financeirização da cidade em Portugal após a grande crise financeira de 2008. Foi deputada à Assembleia da República entre 2002 e 2013, e é actualmente membro do Plenário do Conselho Económico e Social.

Últimas Publicações

Livro

Reis, José; Drago, Ana (orgs.) (2024), O Regresso do Planeamento: percursos e perspetivas sobre planeamento público em Portugal. Coimbra: Conjuntura Actual Editora

Capítulo em Livro