João Tolda


Nota biográfica

João Tolda é Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde é Professor Auxiliar. Para além de docente do ensino superior, desempenhou as funções de economista no Departamento Regional de Estudos e Planeamento dos Açores (1981-1983) e no, então denominado, Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas Industriais (1983-1987). É licenciado em Economia (FEUC) e Mestre em Economia (ISEG-UTL). A sua investigação tem-se centrado no estudo das relações entre o desenvolvimento económico regional, a inovação industrial e as políticas tecnológicas, no âmbito mais amplo da análise das complementaridades entre sistemas regionais de inovação e respectivos sistemas nacionais de inovação - análise que tem vindo a aprofundar através de pesquisas sobre a avaliação das trajectórias tecnológicas espaciais, das políticas de inovação e, mais particularmente, das relações de cooperação tecnológica entre empresas industriais e infra-estruturas científicas e tecnológicas.


Últimas Publicações

Livro

Tolda, João (2014), Princípios de Economia da Inovação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

Capítulo em Livro

Tolda, João (2011), Análise sistémica das dinâmicas espaciais de inovação: fundamentos teóricos e estudo empírico, in COSTA, José Silva; DENTINHO, Tomaz Ponce e NIJKAMP, Peter (org.), Compêndio de Economia Regional - Volume II: métodos e técnicas de análise regional. Cascais: Princípia, 111-161.

Livro

Reis, José; Santos Pereira, Tiago; João Tolda; Nuno Serra (2010), Imigrantes em Portugal: Economia, Pessoas, Qualificações e Territórios. Coimbra: Almedina/CES

Ler mais