Inês Amaral

Nota biográfica

Inês Amaral é Professora Associada da Secção de Comunicação do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação (DFCI) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É subdiretora do DFCI e coordenadora da Secção de Comunicação. Doutorada em Ciências da Comunicação (especialidade em Media Interativos) pela Universidade do Minho. É investigadora integrada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Linha A Europa e o Sul Global: Patrimónios e Diálogos). É membro da equipa de investigação do Observatório Masculinidades.pt. É investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Tem desenvolvido investigação sobre sociabilidades nas redes sociais digitais; participação e media sociais; género e media; literacia mediática e digital; tecnologias e envelhecimento ativo; audiências e consumos mediáticos na era digital. É investigadora responsável do projeto "MyGender - Práticas mediadas de jovens adultos: promover justiça de género nas e através de aplicações móveis" (PTDC/COM-CSS/5947/2020), e investigadora corresponsável do projeto "MediaTrust.Lab - Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas" (PTDC/COM-JOR/3866/2020). Atualmente, integra ainda as equipas dos projetos "YouNDigital - Jovens, Notícias e Cidadania Digital" (PTDC/COM-OUT/0243/2021) e "UnCoveR - Violência sexual nas paisagens mediáticas portuguesas" (2022.03964.PTDC). Foi membro da equipa dos projetos financiados "Equal.STEAM - Programa Integrado de Atração e Retenção de Raparigas e Mulheres no Ensino Superior em Áreas Tecnológicas e Engenharias" (POCH), "O género nas pandemias de ódio: media sociais, Covid 19 e as mulheres jornalistas" (FCT - ID 758936851); "DecoDeM - (Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal" (PTDC/COM-CSS/31740/2017); VIOxMulheres19: Violência online contra as mulheres: prevenir e combater a misoginia e a violência em contexto digital a partir da experiência da pandemia de COVID-19 (FCT Proj. n.058 Gender Research4Covid-19 - investigadora responsável de julho de 2021 a julho de 2022); SMaRT-EU: Social Media Resilience Toolkit(LC-01563446); "Opportunities and Challenges of Journalism in Open Environments: Study of the Voices of Society Around Traditional Media and New Generation Participatory Sites (CSO2016-80703-R); MIA: Media in Action (LC-00644630); CEDAR: Consortium on Emerging Directions in Audience Research (AH/M008681/1); Direitos Digitais: uma password para o futuro (Fundo para a Promoção dos Direitos do Consumidor); EMEDUS. Foi consultora do projeto "(De)Othering: Deconstructing Risk and Otherness: hegemonic scripts and counter-narratives on migrants/refugees and 'internal Others' in Portuguese and European mediascapes" (POCI-01-0145-FEDER-029997). Foi ponto focal na FLUC do projeto SUPERA (novembro de 2021 a maio de 2022). É membro de três ações do COST: CA18230 - Interactive Narrative Design for Complexity Representations, CA17135 - Constitution-making and deliberative democracy e CA21107 - Work inequalities in later life redefined by digitalization (Representante de Portugal). Anteriormente integrou as ações CA15122 Reducing Old-Age Social Exclusion: Collaborations in Research and Policy; IS1409 Gender and health impacts of policies extending working life in western countries; IS1401ELN European Literacy Network; IS1402 Ageism - a multi-national, interdisciplinary perspective; FP1104 New Possibilities for Print Media and Packaging - combining print with digital; e ISO 906 Transforming Audiences, Transforming Societies. Foi Invited Scientist Fellow na Universidade Carlos III de Madrid no âmbito do projeto financiado ENCAGE-CM (S2015/HUM-3367) e Professora Convidada na Universidade de Cabo Verde. É formadora certificada pelo Ministério da Educação, Sindicato dos Jornalistas e Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. É membro da equipa portuguesa do Global Media Monitoring Project 2020. Associada da ECREA e da SOPCOM, onde foi coordenadora-adjunta do grupo de trabalho de Jornalismo e Sociedade. É cofundadora da Associação Portuguesa de Formação e Ensino a Distância. Integra a comissão executiva do Observatório do Ciberjornalismo. É menbro do Observatório Media, Informação e Literacia, e do NIP-C@M. É membro do grupo Civic Tech da APDSI, do qual foi cocoordenadora (janeiro de 2018 a setembro de 2021). Entre as suas publicações mais recentes contam-se artigos publicados em revistas como Social Media + Society, Social Sciences, International Journal of Communication, European Journal of Women's Studies, Lecture Notes in Computer Sciences, Media Studies, European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, Observatorio (OBS*), Prisma Social, e colecções como Religion, Gender, and Populism in the Mediterranean (Routledge, 2024), The Routledge Companion to Gender, Media and Violence (Routledge, 2023), Digital Ageism (Routledge, 2023), The Routledge Companion to Gender, Sexuality and Culture (Routledge, 2022), Digital Media (McGraw-Hill, 2021), The Sage International Encyclopedia of Mass Media and Society (Sage, 2020) e The Future of Audiences (Palgrave, 2018).

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Garraio, Júlia; Toldy, Teresa; Sousa Carvalho, Alexandre; José Santos, Sofia; Amaral, Inês (2024), "Gender Ideology" in Portugal: The Circulation and Political Performance of Anti-Gender Discourses in Society and Politics, in Alberta Giorgi, Júlia Garraio, Tersa Toldy (org.), Religion, Gender, and Populism in the Mediterranean. London: Routledge, 31-54

Capítulo em Livro