Projeto de Tese de Doutoramento

A Influência da Segurança na Imagem e Escolha dos Destinos Turísticos: Segurança e Gestão do Risco na Ilha da Madeira

Orientação: Eduardo Brito Henriques, José Luís Zêzere e Cristina Montalvão Sarmento

Programa de Doutoramento: Território, Risco e Políticas Públicas

O risco é um conceito cada vez mais presente no turismo, sobretudo associado ao comportamento humano, o qual torna mais evidente a vulnerabilidade de um determinado território. As questões de segurança (Safety and Security) desempenham um papel vital nas actividades desenvolvidas pelas pessoas nas viagens e nas estadas em locais situados fora do seu enquadramento habitual.

Considerando que a vulnerabilidade no turismo é um facto incontornável, torna-se relevante avaliar os riscos associados ao turismo, visto que os turistas cada vez mais fazem uma análise mais criteriosa na escolha do seu destino. Saliente-se que os destinos turísticos, mais do que paisagens e gentes exóticas, são também desejados por oferecerem uma imagem de segurança a nível físico, psicológico e material.

Torna-se, então, importante perceber a forma como o turista percepciona as questões de segurança na Ilha da Madeira, com especial relevância para a gestão de riscos associados às actividades turísticas desenvolvidas num território por natureza perigoso. Através de uma abordagem conceptual e contextualização de conceitos de especial relevância no domínio das ciências do risco em articulação com o turismo, e uma componente empírica decorrente da elaboração e aplicação de instrumentos de recolha de dados, pretende-se aferir se os turistas percepcionam a Ilha da Madeira como um destino turístico seguro, e qual a sua preocupação face as questões de segurança.

Os elementos em evidência nesta investigação destaca-se a importância da gestão do risco para o turismo, através da compreensão da relação entre o risco e a procura de um destino turístico, sendo factor crucial em termos específicos a análise da percepção do risco dos turistas que visitam a Ilha da Madeira, para compreender de que forma a gestão do risco / segurança constitui um factor na escolha deste destino. Tendo-se constatado que os eventos catastróficos são responsáveis pela maioria das crises turísticas vividas nos últimos tempos, surge a necessidade de investigar a gestão do risco no turismo, suas consequências e antecedentes de forma mais profunda, nomeadamente em territórios insulares.

Espera-se, com este trabalho, dar um contributo relevante para a ciência ao desenvolver um estudo empírico que permita analisar a relação entre aquelas quatro vertentes inerentes ao comportamento dos turistas: Conhecimento do Risco; Aceitabilidade do Risco; Percepção de Risco, Envolvimento e Importância da Segurança; Cumprimento dos Procedimentos de Segurança. Por outro lado, o desenvolvimento de instrumentos de medida poderá contribuir igualmente para a melhor gestão das organizações turísticas.