CURSO BREVE DE FORMAÇÃO MODULAR TEMÁTICA

Introdução a um Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada (MAIFI)

8 de abril de 2019, 10h00

Sala 1, CES | Alta

Resumo

Este curso breve de formação dedicado ao tema “Introdução a um Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada (MAIFI) “, integra-se num projeto mais alargado do Curso Integrado de Formação e Supervisão “Complexidade e mudança Familiar: Um Modelo (Geral) de Avaliação e Intervenção Familiar Integrada  (MAIFI)”,  compreendendo a participação isolada nas  Componentes Modulares de Formação Teórica Autónoma e de Formação Teórica em Grupo do Módulo 1.

Esta sessão de formação em grupo realiza uma introdução aos pressupostos teóricos e posicionamentos éticos, ontológicos e epistemológicos de um Modelo Geral de Avaliação e de intervenção Familiar Integrada (MAIFI) orientado para a compreensão e facilitação do potencial para a mudança familiar (florescimento e bem-estar, mudança e adaptação positivas e resiliência). Convidar-se-á os participantes a refletir sobre as suas visões do mundo (worldviews), práticas, valores e visões preferidas que enquadram a sua  prática profissional no contacto com famílias.

Será realizada uma apresentação geral do MAIFI: (i) na versão Geral/Centrada em Processos, orientada para a compreensão de processos de mudança familiar e para a avaliação e promoção do potencial para a mudança familiar, em particular famílias com crianças e jovens; e (ii) na versão de Proteção da Criança, enquanto abordagem comunitária, integradora, colaborativa e centrada nas forças orientada para a avaliação e promoção do potencial para a mudança junto de famílias multidesafiadas e/ou com crianças em risco em risco ou perigo.

Os participantes receberão, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao momento de formação em grupo, um conjunto de sugestões de leituras (em português e inglês) para apoiar o seu estudo autónomo e preparação para a sessão teórica. Serão, ainda, convidados a participar num grupo de discussão online.


Horário: 10h00- 12h30; 14h00- 16h30; discussão livre entre as 16h30 e as 17h30

Local da sessão em grupo:  Sala 1 CES

Componente online: via Moodle

Formadora: Ana Teixeira de Melo, investigadora do CES-UC

Incrição obrigatória limitada a 20 pessoas