Seminário

A Rede de Bancos de Leite Humano à luz da teoria dádiva: percurso e perspectivas para o novo milênio

Eliane Caldas Oliveira

João Aprígio Guerra de Almeida

Maria Amélia Cunha

11 de janeiro de 2018, 17h00

Sala 1, CES | Alta

Resumo

Os Bancos de Leite Humano (BLHs) existem desde do século passado. Hoje são espaços de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, que processam Leite Humano e, sobretudo, prestam assistência. Operam em Redes através da doação voluntária do leite humano, que tem como destino as Unidades de Tratamentos Intensivos Neotatais que acolhem bebés prematuros e de baixo peso. A Rede garante a sua conectividade através da mobilização dos atores sociais envolvidos e da produção de conhecimento. Neste seminário iremos apresentar e discutir diversas questões, tendo como pano de fundo teórico o paradigma da dádiva: as ações realizadas nos BLHs; as mudanças de paradigma ocorridas no seu percurso; a sua importância para a saúde das mulheres, das crianças e da sociedade e a sua difusão enquanto política de caráter global.


Notas biográficas

Eliane Caldas Oliveira - Pós doutoranda no Centro de Estudos Sociais. Graduação em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Psicologia e Práticas Sócio Culturais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Pesquisadora em Saúde Pública da FIOCRUZ. Exerce suas atividades no BLH do IFF e no seu consultório particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase no cotidiano, atuando nos seguintes temas: amamentação, banco de leite humano, rede e solidariedade, ética e cuidado.

João Aprígio Guerra de Almeida - Coordenador da Rede Global de Banco de Leite Humano. Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Microbiologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Doutorado em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira - Fiocruz. Tem experiência na área da Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de leite humano, aleitamento materno e controle de qualidade.

Maria Amélia Cunha - Enfermeira Especialista de Saúde Materna e Obstetrícia. Mestrado na UC sobre a temática Síndrome de Imunodeficiência Adquirida – da Prevenção à Terapêutica. Atualmente exerce funções na ARS Centro – ACES Baixo Mondego - Coimbra (Portugal) integra a Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos como Enfermeira ESMO. Coordena a Comissão de Aleitamento Materno do ACES Baixo Mondego.

Sílvia Portugal (Moderadora) Doutorada em Sociologia pela UC. Professora Auxiliar da FEUC e Investigadora do CES.