Seminário

A psiquiatria portuguesa no período da sua institucionalização

José Morgado Pereira (Médico psiquiatra/CEIS20)

20 de fevereiro de 2017, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

A 3ª Edição do Ciclo Artes e Cuidados na Saúde Mental tem início com um Seminário de  apresentação do trabalho de investigação da tese de Doutoramento de José Morgado Pereira sobre a psiquiatria portuguesa no período da sua institucionalização. O trabalho faz uma análise deste período, entre a década de 1880 e a década de 1920, começando por uma síntese do contexto científico-médico internacional e nacional, com referência a instituições, ensino, planos de reforma, publicações. Seguem-se breves considerações historiográficas e ligadas a uma história conceptual. Os principais protagonistas são referenciados e as contribuições que forneceram. Segue-se uma análise de algumas doenças, síndromes, e patologizações, numa perspectiva construcionista. Por fim, referem-se os progressos no domínio da compreensão psicopatológica e o tema das diversas formas terapêuticas, sendo apresentadas as conclusões.

Nota biográfica

José Morgado Pereira. Doutorado pela Universidade de Coimbra. Médico psiquiatra. Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. Foi médico e chefe de serviços do Hospital Sobral Cid. Membro da equipa de investigação do Projecto “A Desinstitucionalização dos doentes mentais”, financiado pela FCT.

Ciclo

Artes e Cuidados na Saúde Mental (3ª edição)