Seminário

Políticas de Saúde Mental no Brasil e em Portugal: avanços, impasses e perspetivas

Ludmila Cerqueira Correia

Rachel Gouveia Passos

Rita de Cássia Cavalcante Lima

9 de julho de 2015, 17h30

Sala 2, CES-Coimbra

Enquadramento

Esta sessão do Ciclo Artes e Cuidados na Saúde mental tem como objetivo apresentar e discutir questões atuais da Política de Saúde Mental no Brasil e em Portugal. Partindo de uma abordagem interdisciplinar, o Seminário apresenta as pesquisas em curso de diferentes investigadoras, com destaque para a assistência à pessoa que usa álcool e outras drogas, numa perspetiva comparada entre Brasil e Portugal; as configurações do trabalho de care na política de saúde mental, com enfoque nas mulheres cuidadoras; e o acesso aos direitos e à justiça das pessoas em sofrimento mental na perspetiva da assessoria jurídica popular.


Programa

Ludmila Cerqueira Correia
Perspectivas de Assessoria Jurídica popular no contexto da reforma psiquiátrica brasileira

Rachel Gouveia Passos
Configurações do trabalho de care na política de saúde mental brasileira: um olhar para as mulheres cuidadoras

Rita de Cássia Cavalcante Lima
Assistência ao usuário de álcool e outras drogas no Brasil: semelhanças e diferenças com Portugal


Notas biográficas

Ludmila Cerqueira Correia, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília, no qual integra o Grupo de Pesquisa O Direito Achado na Rua (UnB). Atualmente realiza Estágio Doutoral no CES.

Rachel Gouveia Passos, Doutoranda do Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutoranda Visitante do CES com Bolsa CAPES.

Rita de Cássia Cavalcante Lima, Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em Psiquiatria Social pela Escola Nacional de Saúde Pública. Actualmente realiza Pós-Doutoramento na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa com Bolsa CAPES.