Encontro

A economia dos locais remotos: mobilização da iniciativa associativa e dos recursos comunitários

7 de maio de 2011, 09h30

Sede dos Baldios de Vilarinho, Rua Senhora das Preces, nº 8, Vilarinho (Lousã)

Enquadramento
Este encontro parte de uma interrogação que também é uma preocupação: como reanimar (ou criar) economias em territórios tornados periféricos, contra o despovoamento e o abandono?

Sabemos, ou pensamos saber, que a reanimação económica nestas circunstâncias depende criticamente da mobilização de actores e recursos locais. Pensamos saber também que a mobilização dos actores é mais provável quando assume formas associativas e que existem frequentemente recursos locais que não são, e poderiam ser, usados e valorizados no quadro das iniciativas locais.
Entre os recursos comunitários locais muitas vezes subestimados e subvalorizados destacam-se os baldios. Interessa-nos particularmente perceber neste encontro em que medida recursos comunitários - como os terrenos comunitários - podem ser localmente mobilizados, em articulação com outras iniciativas de base comunitária, para a reanimação de economias locais.

Recordem-se a este propósito os novos usos dos recursos e a singularidade das comunidades às quais foram devolvidos os baldios – actores locais aos quais não é estranha a experiência associativa mas cujo relacionamento com a terra (e modos de se associarem) sofreu profundas alterações.

Pensamos que as respostas devem ser procuradas a partir da reunião de conhecimento que se encontra disperso sobretudo entre activistas de iniciativas associativas locais e académicos. Daí decorre esta proposta: um encontro de um dia com a participação de investigadores universitários e de activistas de associações de compartes e de desenvolvimento local.

Espera-se que um encontro como este possa contribuir para estimular a reflexão sobre a reanimação da “economia dos locais remotos”. Esta reflexão tem como intenção prática a dinamização de iniciativas locais e a intervenção no processo de deliberação acerca de políticas públicas.


Programa
Terrenos comunitários, memória ou futuro?
10.00 – 12.00 :
Luis Trota (Baldio de Vilarinho)
Fernando Oliveira Baptista (Instituto Superior de Agronomia)
Xosé Alfredo Pereira Martínez (Organizaçom Galega de Comunidades de Montes. Vicinais em Mao Comum)
Lorenzo Fernández Prieto (Universidade de Santiago de Compostela)
Moderador: José António Ribeiro Lopes (Escola Superior Agrária de Coimbra)
DEBATE

Almoço

Propriedade comunitária, associativismo e desenvolvimento local
14.30 – 16.30
Pedro Hespanha (CES)
Maria do Carmo Bica (Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões)
Xabier Simón Fernández (Universidade de Vigo)
Maria do Loreto Monteiro (Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais)
Moderador: José Castro Caldas (CES)
DEBATE

Organização: CES, CERNAS, Baldios de Vilarinho