Escola de Inverno do Programa de Investigação Epistemologias do Sul

Ecologias Feministas de Saberes

21 a 24 de Janeiro de 2019

Sala 1 e Sala 2, CES | Alta

Estrutura e organização

A Escola de Inverno Ecologias Feministas de Saberes está estruturada em torno de 4 temas que dialogam dinamicamente com 4 conceitos das Epistemologias do Sul:

  1. Corpos e linha abissal: as linhas que separam radicalmente os corpos; as linhas que criam o abismo binário entre identidades sexuais; as linhas que se deslocam e transformam corpos oprimidos em corpos opressores e vice-versa; os corpos divergentes que corroem as linhas abissais; os corpos que caminham em cima da linha abissal; corpos e violências abissais;
  2. Metodologias Feministas e a artesania das práticas: a artesania como a ação criativa e imaginativa sobre o mundo; metodologias de pesquisa que resistem à segmentação e ao extrativismo; metodologias que são múltiplos lugares de enunciação e anúncio; a artesania das práticas metodológicas como um modo complexo de aprender e ensinar, onde a repetição e a inovação não são mais uma dicotomia, mas uma relação dialógica;
  3. A democracia e a dignidade humana e o cosmopolitismo subalterno insurgente: os movimentos sociais em sentido amplo e as alternativas democráticas que engendram; a aspiração de organizar as lutas de forma a conseguir alterações paradigmáticas de poder; o cosmopolitismo subalterno insurgente multiplica os espaços e as narrativas de dignidade humana e as possíveis articulações entre todas as lutas;
  4. Economias e a sociologia das emergências: o que já está no social e anuncia outras economias possíveis e desejáveis: as alternativas em ação ainda que incompletas; as subjetividades e ações criativas que já são outros lugares de enunciação e construção de outros conhecimentos;

Esta Escola de Inverno é composta por 8 seminários, 2 oficinas criativas 1 passeio pós-colonial e a organização de um mercado solidário com moeda social.

Seminários
Os seminários decorrerão na parte da manhã de cada dia entre as 9h30 e as 13h. Cada seminário é construído a partir de um diálogo entre um tema e um dos conceitos das Epistemologias do Sul e privilegiará não apenas uma teorização inovadora com base em análise críticas mas também um debate aprofundado com as/os participantes da Escola. Serão indicadas algumas leituras assim como sugestões para acesso a outro tipo de materiais igualmente considerados importantes para os objetivos da Escola de Inverno.
 
Oficinas criativas
As duas oficinas decorrerão na parte da tarde de dois dias entre as 14h30 e as 18h. Serão realizadas duas oficinas criativas: a primeira de dança e uma outra de Teatro dx Oprimidx. Cada uma das oficinas dialogará com os temas e os conceitos procurando exercitar outras linguagens, outras competências e outros conhecimentos. As oficinas serão animadas e conduzidas por profissionais ativistas e feministas.
 
Passeio pós-colonial
O passeio pós-colonial vai ter lugar numa das tardes da Escola entre as 14h30 e as 18h. Neste passeio procura-se perceber de forma concreta o colonialismo e as suas materializações de racismo, discriminação e vulneralização dos corpos e dos territórios estão presentes na cidade de Coimbra. Tornar visível esse império colonial que continua a falar e a estruturar Portugal como um país de brancos costumes. Este passeio será conduzido e animado em parceria por uma intelectual e uma ativista social.
 
Mercado solidário com moeda social
O mercado solidário com moeda social decorre em uma das tardes da Escola entre as 14h30 e as 18h. Com este mercado pretende-se proporcionar uma experiência concreta e real de economia solidária. O recurso a uma moeda social vai exigir que, antes do mercado acontecer, em regime de assembleia se tomem decisões sobre valores, produtos, bens, finalidade do mercado. Isto significa praticar o controlo coletivo e cooperativo da economia e do mercado onde as trocas e a circulação da moeda terão lugar. Este processo será animado e conduzido por uma parceira composta por intelectuais-ativistas da economia solidária.
 
Os resumos audiovisuais
Estes resumos constituirão uma interpretação dos temas e dos conceitos usando uma linguagem que não inclui palavras nem ditas, nem escritas, nem ouvidas. Em cada dia da escola será apresentado ao início da manhã o resumo do dia anterior e, no final da Escola, o conjunto dos resumos serão disponibilizados a todx xs participantxs e que funcionarão, para além do registo e da memória, como uma narrativa diferente da própria experiência da escola de inverno.

As línguas de trabalho da Escola são Português e Espanhol.